notícia . análise . contexto . opinião

Perturbação da aprendizagem afeta 10% da população causando dificuldades na leitura e respetiva compreensão

Aprendizagem | ‘Unidos pela Dislexia’ na Póvoa de Varzim

Aprendizagem | ‘Unidos pela Dislexia’ na Póvoa de Varzim

Pub

 

 

10 de outubro, conforme declarado pelas Nações Unidas, é o Dia Mundial da Dislexia, sendo outubro o Mês de Sensibilização para esta patologia em todo o mundo. O Município da Póvoa de Varzim associou-se à campanha “Unidos pela Dislexia”, ontem à noite, com a iluminação do Coreto da Praça do Almada na tonalidade azul turquesa.

Esta iniciativa, da Associação Ibero-americana de Dislexia e Família, tem como objetivo dar visibilidade a esta perturbação de aprendizagem que implica maior dificuldade na leitura e atinge 10% da população mundial. No entanto, Helena Serra, Presidente da Dislex – Associação Portuguesa de Dislexia, afirmou à Sic – Notícias que “ainda temos um cenário onde a maioria das escolas do país não aplica medidas específicas para melhorar o acompanhamento que é feito a estes alunos”.  Para lá disso, “para que estes alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, é necessário “precocemente entender os sinais que estes alunos naturalmente apresentam”.

Apesar da pessoa disléxica manter uma inteligência normal, esta apresenta dificuldade em pronunciar corretamente e subvocalizar as palavras, ler rapidamente, escrever palavras à mão e compreender o que está a ler em voz alta.

 

Fontes: Município da Póvoa de Varzim, Sic-N, Dislex; Imagem: Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.