Distinção atribuída no 14º Fórum Nacional de Resíduos abrangeu apenas 7 de 200 candidaturas

Ambiente | Póvoa de Varzim premiada pela excelência da recolha de resíduos

Ambiente | Póvoa de Varzim premiada pela excelência da recolha de resíduos

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Aires Pereira recebeu esta quarta-feira, na qualidade de Presidente da Câmara e em nome do Município da Póvoa de Varzim, o selo de “Qualidade do Serviço” – um reconhecimento da qualidade de excelência da respetiva gestão de resíduos atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Das mais de 200 entidades candidatas ao prémio, apenas 7 receberam o Selo de Qualidade e a Póvoa de Varzim foi uma delas, demonstrando que o concelho é uma referência nacional na gestão de resíduos urbanos, na implementação da estratégia municipal de descarbonização e na promoção de práticas de circularidade.

Em Portugal, apenas cerca de 30% do total dos resíduos são reaproveitados, o que deixa o país muito longe das metas desejáveis, o que leva Paulo Rodrigues, responsável técnido da LIPOR e pela implementação do sistema Pay as You Throw no Município da Maia e , a afirmar, na publicação Água e Ambiente: “Se há setor que deve conduzir, demonstrar e ser farol para a mudança para um paradigma de uma economia menos intensa na emissão de gases com efeito de estufa, na redução e reutilização do consumo matérias-primas virgens, na promoção efetiva do resíduo como um recurso e na mobilização da economia para uma Sociedade da Reciclagem é, efetivamente, o Setor dos Resíduos”.

Prémio anual avalia qualidade de serviço prestado aos consumidores

As entidades distinguidas com os Selos de Qualidade ERSAR evidenciam-se por assegurar o cumprimento, no decorrer do último período com avaliação regulatória (ano de 2019), de um conjunto de critérios previstos no regulamento da iniciativa “Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos”.

Esta iniciativa, de cariz anual, visa promover uma cultura de excelência nos setores regulados através da identificação, distinção e divulgação de casos portugueses de referência e, em simultâneo, evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, os quais têm assim oportunidade de conhecer as entidades que lhes prestam os melhores serviços, em diferentes áreas.

A entrega de prémios decorreu durante o 14º Fórum Nacional de Resíduos realizado remotamente pela revista Água e Ambiente, na passada terça-feira.

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