1 a 15/3 | ZOOM exibe no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, cinema brasileiro de excelência: O Pagador de Promessas, Aquarius e Pixote: A Lei do Mais Fraco

1 a 15/3 | ZOOM exibe no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, cinema brasileiro de excelência: O Pagador de Promessas, Aquarius e Pixote: A Lei do Mais Fraco

Pub

A ZOOM – Asssociação Cutural  foi fundada em 2005. Associação cultural sem fins lucrativos, sediada em Barcelos, de então para cá tem vindo a desenvolver uma série de atividades artísticas e culturais, com caráter regular e que incluem o cinema, a música, as artes plásticas e as letras. A realização de workshops, oficinas e formação são atividades igualmente promovidas por esta associação.

Vila NOva Online - Agenda cinema Zoom Março 2018A ZOOM acolhe e promove o desenvolvimento e exposição do trabalho de artistas locais, apoiando a divulgação das suas obras e recebe igualmente artistas nacionais e internacionais, sempre em colaboração com outras instituições e entidades. 

Na área do cinema tem vindo a desempenhar a função de cineclube, apresentando uma programação diversificada e que resulta da escolha dos seus diversos programadores, nomeadamente a sua Diretora, Isabel Araújo.

A Zoom – Associação Cultural apresenta durante o mês de março nove filmes, incluindo aqueles a que damos destaque, entre os quais um ciclo dedicado ao japonês Yasujiro Ozu. Além disso, numa seleção criteriosa, será ainda possível ver filmes de Jim Jarmusch, como é o caso de “Gimme Danger”, documentário sobre o frontman dos The Stooges, Iggy Pop, no dia 9; há “Eldorado XXI”, de Salomé Lamas, filme vencedor do festival Porto/Post/Doc e que tem recebido elogios da crítica, no dia 15; “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhangke, no dia 23, e, a fechar o mês, o cineclube dá início a um ciclo dedicado a Isabelle Huppert, atriz recentemente nomeada para um Óscar, com a exibição de “O Que está por Vir”, de Mia Hansen-Løve, no dia 30.

A ZOOM apresenta atualmente os seus filmes no Teatro Gil Vicente, em Barcelos. Durante o mês de março a programação aposta em políticas inclusivas de formação de públicos, com mais sessões dedicadas à comunidade infantil, através do Plano Nacional de Cinema, mas, como sempre, também ao público sénior.

.

As sessões de março de 2018 destinadas ao público adulto, todas de origem brasileira, são as seguintes:

Vila NOva Online | Agenda Zoom Março 2018 O Pagador de PromessasDia 1 – Anselmo Duarte | O Pagador de Promessas

Zé do Burro (Leonardo Villar) e a sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem numa pequena propriedade a cerca de 40 quilómetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba por ir a um terreiro de candomblé. Então faz uma promessa a Santa Bárbara com o intuito de salvar o animal. O burro recupera dos problemas de saúde e Zé – que remédio! quem promete, cumpre – paga a promessa doando metade do seu sítio. Depois parte em caminhada rumo a Salvador, transportando às costas uma grande cruz de madeira. Mas a vida de Zé não parece querer melhorar e acaba por se complicar quando vê a sua mulher a engraçar com outro homem (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada na sua igreja, porque Zé do Burro  tinha feito a sua promessa num terreiro de macumba.

Entre outros, o filme venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1962 e foi nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares de 1963.

Anselmo Duarte | O Pagador de Promessas (trailer)

Dia 8 – Kleber Mendonça Filho | Aquarius

Aquarius é o nome do condomínio onde vive Clara, uma sexagenária viúva. O bloco de apartamentos situa-se na zona nobre da Avenida Boa Viagem, no Recife. Ao longo da sua existência, ali viveu com o marido, viu crescer os seus três filhos e, no fim de contas, passou a época mais marcante da sua vida. Com o objetivo de construir um condomínio mais moderno naquele lugar, a Construtora Bonfim conseguiu adquirir todos os apartamentos do prédio, exceto o seu. E, por muito  que Clara afirme a pés juntos não existir preço para vender o seu apartamento, acaba por se ver constantemente pressionada a mudar de ideias. Cansada de ser atormentada, resolve retaliar…

Estreado na 69.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em 2016, onde concorreu à Palma de Ouro, Aquarius é um filme dramático. O argumento é do próprio argumento de Kleber Mendonça Filho e a co-produção do realizador de Central do Brasil, Diários de Che Guevara ou Pela Estrada Fora, Walter Salles. A abrilhantar o elenco impõe-se a presença de Sónia Braga.

Kleber Mendonça Filho | Aquarius (trailer)

Dia 15 – Hector Babenco | Pixote: A Lei do Mais Fraco

Neste filme, que lhe valeria o reconhecimento internacional, Hector Babenco, o cineasta argentino naturalizado brasileiro, reconstrói um dos mais cruéis retratos da dura realidade da vida nas ruas de São Paulo, nas quais as crianças, elementos da paisagem urbana, têm a sua inocência perdida muito cedo ao entrarem em contacto com um mundo em que crime, prostituição e violência são omnipresentes. Em Pixote, narra-se a história de um menino de rua, interpretado por Fernando Ramos da Silva, ele próprio um miúdo das favelas. Após uma ronda policial, as crianças da rua – incluindo o próprio Pixote – são enviadas para um reformatório de delinquentes juvenis, que mais não é do que uma infernal prisão.

Hector Babenco | Pixote: A Lei do Mais Fraco (trailer)

.

.

Entrada: Grátis (sócios da ZOOM – Associação Cultural); 3,50€ (não sócios, com exceção de Aquarius; grátis para todo o público).

.

 

Pub

Categories: Agenda

About Author

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comments

  1. Anónimo
    Anónimo 4 Março, 2018, 20:24

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo destes anos.
    Grato por ter colaborado desde o inicio e com vontade de continuar. Propostas apareceram da minha parte.
    Bem hajam.

Only registered users can comment.