Insuficiência Cardíaca muitas vezes fatal prevalente na Diabetes

Insuficiência Cardíaca muitas vezes fatal prevalente na Diabetes

Pub

 

É indispensável estar alerta aos sinais de alerta da Insuficiência Cardíaca (IC) em pessoas com diabetes, cuja prevalência continua em crescimento, avisa a Associação Protectora dos Diabétios de Portugal (APDP) neste Dia Mundial do Coração, vivido anualmente a 29 de setembro. Segundo refere, cerca de um terço destes pacientes têm também IC (2 a 5 vezes mais frequente do que nas pessoas sem diabetes), estando associada uma mortalidade estimada a 5 anos entre os 30 e os 40%.

“A diabetes e a IC ocorrem frequentemente em conjunto e a presença de cada uma delas em associação aumenta o risco absoluto da outra. Em comparação com as pessoas sem diabetes, a presença da doença duplica o risco de IC no homem, e quadruplica o risco na mulher. Quanto mais avançada a idade, maior a possibilidade de uma pessoa com diabetes vir a ter insuficiência cardíaca”, alerta Pedro Matos, cardiologista na APDP.

Como se manifesta a Insuficiência Cardíaca?

Na diabetes, a Insuficiência Cardíaca manifesta-se clinicamente de forma variada, alternando entre sintomas inespecíficos, como o cansaço, e outros mais clássicos, como a dispneia e os edemas periféricos. “Na maioria dos casos, o processo de desenvolvimento da IC na diabetes é diferente, não havendo diminuição da contractilidade cardíaca evidenciada pelas técnicas diagnósticas. Por isso, muitas vezes, o diagnóstico é menos óbvio do que nos casos em que a função sistólica cardíaca está comprometida”, esclarece o médico.

Melhoria do combate às complicações da Diabetes

Nas últimas décadas tem-se assistido a inúmeras transformações no que diz respeito à luta contra a diabetes, tanto no diagnóstico e seguimento, como no tratamento e na utilização das novas tecnologias.  “É certo que as transformações das últimas décadas nos têm feito caminhar para uma melhoria do controlo glicémico em pessoas com diabetes. Também na doença cardiovascular, a maior sensibilização da comunidade para os fatores de risco tem contribuído em muito para a redução do número de eventos major”, acrescenta o especialista.

“No entanto, a crescente melhoria nas abordagens terapêuticas destas complicações levou a que a expressão da doença cardiovascular deixasse de ser predominantemente derivada da doença coronária, passando a estar mais relacionada com a insuficiência cardíaca”, explica.

Diagnóstico precoce e novos fármacos melhoram risco significativo de desenvolver Insuficiência Cardíaca

Atualmente, existem já várias opções de tratamento com benefício comprovado, sendo crucial apostar no diagnóstico precoce, de forma a realizar uma intervenção atempada. Ainda assim, e apesar de toda a evolução verificada nesta área, em especial nos últimos 10 anos, a prevalência de Insuficiência Cardíaca em pessoas com diabetes continua extremamente elevada e com sinais de crescimento.

“Devido a isto, verifica-se um enorme acréscimo de pessoas hospitalizadas por descompensação da IC, um maior recurso aos serviços de urgência e um aumento de pessoas com incapacidade temporária”, refere o cardiologista.

Depois de muitos anos sem novos fármacos disponíveis para tratar a IC, existe agora uma janela de oportunidade, que poderá permitir modificar o futuro das pessoas que já têm esta complicação. Eventualmente, poderá ser ainda possível mudar o rumo de quem está em significativo risco de a vir a desenvolver.

Ainda assim, a APDP defende a importância de se estar atento aos sinais de alerta para a IC, sendo mais proativos no diagnóstico precoce e na seleção das estratégias de tratamento. “Talvez assim, possamos todos, profissionais de saúde e pessoas com diabetes, inverter ou estabilizar a progressão desta pandemia de IC na diabetes, que se parece estar a anunciar”, conclui Pedro Matos.


Imagem: Robina Weermeijer / Unsplash


Hipertensão arterial mais frequente entre as pessoas com Diabetes

Alimentação e Exercício Físico na Diabetes Mellitus

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.portugal - vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas - tecnologia - jogo - comunicação - desporto - cultura - conhecimento - opinião - brincar - crianças - família - educação - ensino - música

Pub

Pub

Categorias: Saúde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.