‘Peregrinação’ revisitada por Sérgio Guimarães de Sousa nos 480 anos da chegada dos Portugueses ao Japão
Pub
A Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, um clássico da literatura de viagens do século XVII, estará nas livrarias, a partir de 19 de outubro, numa edição da Assírio & Alvim, com introdução, fixação de texto e notas do investigador famalicense Sérgio Guimarães de Sousa, professor de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Minho.
Esta obra é considerada o maior tesouro imaginário da literatura portuguesa, conforme sublinharam os insignes especialistas António José Saraiva e Óscar Lopes, e tem sido motivo de diversas análises e versões, inclusive uma leitura para a Sétima Arte dirigida por um dos grandes realizadores portugueses, João Botelho.
Para Sérgio Guimarães de Sousa, a Peregrinação é, seguramente, um dos grandes clássicos da literatura de viagens. “Uma obra de tal modo importante que cristalizou no panteão dos vultos estelares do cânone universal o nome de Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais extraordinárias de toda a nossa literatura”, acrescenta o professor famalicense.
“Editada em 1614, tornou-se logo num sucesso editorial notável, sendo ainda hoje um dos livros portugueses mais traduzidos no mundo. E o caso não é para menos: trata-se de um relato excecional não apenas pelo seu inegável merecimento literário, mas também por constituir um documento histórico de incalculável valor para se conhecer a vida e os costumes dos povos orientais no século XVI, bem como os meandros da presença portuguesa na Ásia”, afirma Sérgio Guimarães de Sousa, de cuja obra, além de artigos em revistas da especialidade, contém mais de sete dezenas de livros, entre os quais se destacam a sua investigação sobre Camilo Castelo Branco, nomeadamente em Leituras do Desejo e Crime e Castigo em…, mas também sobre outros autores como António Lobo Antunes, em Quem Sou Eu? Ensaios Sobre….
‘Peregrinaçam em que se dá conta de muytas e muytas estranhas cousas’
Peregrinação: Fernão Mendes Pinto, Aquilino Ribeiro, Fausto e João Botelho
João Botelho afirma e filma o que lhe vai na cabeça e no coração
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.