Luís Horta e Costa e outros debatem sobre os melhores lugares em Portugal para visitar no Verão
Pub
O verão é uma estação de lazer, diversão e relaxamento. Enquanto muitos turistas se deslocam para as costas da Europa durante os meses mais quentes, Portugal é um tesouro raro que atrai viajantes que buscam um clima temperado, comida deliciosa e vinhos premiados. Os destinos mediterrânicos são muitas vezes concorridos, mas Portugal oferece um ritmo de vida lento e belas paisagens aos viajantes que querem explorar esta joia escondida da Europa.
Portugal tem muitos destinos turísticos a nível mundial, mas quais destes destinos são os melhores para visitar no verão?
O empresário português do ramo imobiliário Luís Horta e Costa partilha os seus destinos preferidos enquanto português. Vários especialistas em viagens partilham também os seus destinos portugueses preferidos no verão.
Melides
A Condé Nast Traveler nomeou Melides como “A Próxima Grande Cidade de Praia de Portugal”. A principal praia da cidade é a Praia de Melides, mas a Praia do Carvalhal é também um local popular para os turistas que querem desfrutar do sol português.
Rodeada por olivais, vistas do Oceano Atlântico, restaurantes de marisco e praças com pedras de calçada, Melides é uma bonita e tranquila cidade de praia com um plácido encanto.
Mais visitantes estão a viajar para Melides para experimentar o seu ritmo de vida mais lento, a sua cultura e as suas vistas deslumbrantes, sem as multidões. Profissionais do sector imobiliário como Luís Horta e Costa acreditam que esta cidade em crescimento seja um dos melhores destinos de praia em Portugal. “Melides é um vilarejo alentejano muito simpático. Fica a dez minutos do mar”, diz.
De facto, a Horta e Costa está a construir dois projectos imobiliários em Melides. Está a trabalhar com o famoso arquiteto Aires Mateus numa pequena moradia de estilo alentejano para hospedar viajantes, respeitando o ambiente natural e o encanto único de Melides. “É um projeto não para bilionários, mas para pessoas comuns”, diz.
Luís Horta e Costa vai também construir um projeto com o famoso arquiteto holandês Marijn Shenk e o arquiteto da quarta geração Selin Maner. A construção do hotel de 30 quartos, com 12 pequenas casas de estilo rural na propriedade, deverá começar em fevereiro de 2024.
Esta zona de Portugal é conhecida pela sua beleza natural, algo que os profissionais do sector imobiliário querem preservar. Luís Horta e Costa acredita que os complexos residenciais em Melides devem preservar as maravilhas únicas deste local.
“É um projeto muito, muito sustentável”, diz ele. “Estamos sempre à procura de novas formas de construir materiais e estamos agora muito focados no sistema modular. É mais limpo e não tem impacto no ambiente por causa do cimento.”
Costa da Caparica
A Costa da Caparica tem 15 quilómetros de costa que fazem fronteira com o Oceano Atlântico. É mais conhecida pelas suas praias de areia, dunas, restaurantes e vida nocturna. A Costa da Caparica fica perto de Lisboa, o que a torna um destino popular tanto para os turistas quanto para os portugueses.
A zona mais a norte da Costa da Caparica é popular para a prática de surf. Algumas áreas são altamente desenvolvidas, mas existem reservas naturais protegidas relativamente pouco desenvolvidas.
Embora muitas zonas da Costa da Caparica ainda sejam selvagens, o sector imobiliário nesta área está a trazer mais comodidades de alta qualidade para os banhistas desfrutarem. “É um sítio lindo. Não havia serviços nem restaurantes. Depois, uns franceses começaram a construir um restaurante muito agradável na praia. Construíram um restaurante que se chama Princesa”, explica Luis Horta e Costa. “As crianças podem brincar na praia enquanto os pais estão a almoçar num belo pôr do sol. E é incrível o que está a acontecer aqui.”
Madeira
A Madeira é um dos destinos turísticos mais populares de todo o Portugal. Situada a 750 milhas de Lisboa, é um arquipélago constituído por quatro ilhas vulcânicas no Oceano Atlântico.
A Madeira é mais conhecida pelo seu clima tropical, marisco gourmet e vinho premiado. “A Madeira é muito conhecida pelos seus destinos turísticos”, diz Luís Horta e Costa.
Demora menos de duas horas a voar de Lisboa para a Madeira, que tem um ambiente mais tropical do que o Portugal continental. Esta bela área é um destino de verão perfeito, com jardins botânicos, falésias acentuadas e vistas deslumbrantes.
Açores
Os Açores são outro arquipélago no Oceano Atlântico. São necessárias duas horas e meia de avião para lá chegar, pelo que fica um pouco mais longe do continente do que a Madeira.
Contudo, os Açores são menos acidentados do que a Madeira, pelo que muitos turistas consideram-nos mais fáceis de explorar. De acordo com Geoff Ridgeon, diretor de vendas da Fred Olsen Cruise Lines, os Açores oferecem experiências tropicais fantásticas tanto para casais como para famílias.
Numa entrevista à Travel Weekly, ele afirma, “Os cruzeiros são também uma ótima forma de visitar as ilhas portuguesas dos Açores. São um dos melhores destinos na Europa para a observação de baleias e golfinhos, e tem a oportunidade de ver paisagens que são melhor vistas da água.”
Lisboa
Sim, a capital portuguesa, e a maior cidade do país, continua a ser um dos destinos de verão mais populares em Portugal. Lisboa é uma cidade costeira com belas vistas para o mar, mas a capital do país oferece mais do que apenas praias.
Segundo Ruth Venn, o diretor de vendas da P&O Cruises, Lisboa é o destino perfeito para quem gosta de história. “Um dos meus locais preferidos na região é Belém, em Lisboa, onde você pode passar uma manhã a passear pelos terrenos tranquilos do Mosteiro dos Jerónimos, classificado como Património Mundial da UNESCO, seguido de uma visita aos famosos Pastéis de Belém, que oferecem deliciosos pastéis de nata portugueses, antes de explorar mais tesouros da cidade”, diz ela.
Lisboa pode não ser tão tranquila como outros destinos, mas para os viajantes em busca de locais históricos, restaurantes e actividades, Lisboa oferece algo para todos. Geoff Rideon acrescenta: “Em Lisboa, os navios podem navegar por baixo da Ponte 25 de abril, que atravessa o rio Tejo, e passar pela Torre de Belém do século XVI, Património Mundial da Unesco, que foi construída para defender a cidade.”
Enquanto muitos viajantes continuam a visitar destinos populares no Mediterrâneo, Portugal continua a ser um dos melhores destinos de verão da Europa. As praias, a gastronomia e as vistas são grandes atrações, mas Luís Horta e Costa acredita ser a cultura de Portugal que continua a atrair os veraneantes. “O que acho mais atrativo em Portugal são as pessoas, o [custo de vida], a segurança. E o clima, com certeza”, diz.
Imagem: 0) Soop Kim / Unpslash; 1) Andreas Brücker / Unsplash
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Airbnb ajuda a espalhar o turismo pelos Caminhos de Santiago
Viajar pelos 12 melhores destinos de Portugal em autocaravana
‘Road Trip’ na Nacional 103: viajar de Viana do Castelo até Bragança
Uma ida ao museu da música – Festival de Paredes de Coura ’23
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.