FC Famalicão usa futebol vertiginoso para levar de vencida SC Braga em primeiro jogo da I Liga

Pub
Mais que uma crónica dos acontecimentos, este texto exprime uma opinião futebolística.
Um jogo de ‘Futebol Vertiginoso’ entre um candidato sério á ‘Europa do Futebol’ e um ‘candidato assumido’ ao título.
Foi o que se assistiu no jogo inaugural da Primeira Liga Portuguesa de 2023-24, nesta sexta feira pelas 20h15, no estádio AXA (Braga), numa vitória por 1-2 do FC Famalicão.
Início Previsível
FC Famalicão’ os 8 minutos consentiu o primeiro golo, num livre perfeito de Ricardo Horta, que após a ‘novela de verão’ com o SL Benfica (novela que durou o verão inteiro), está de ‘pedra e cal’ no SC Braga.
Ao contrário de outros actores, que fazem o seu ‘bluff’ para não jogar (Ivan Jaime), nem que para isso não joguem até às ‘últimas badaladas’ do dia 31 de agosto, que marca o princípio do fim das transferências de verão (há mercados que continuam aberto).
Mas neste caso, trata se mais de uma novela ou série com contornos de ‘jogo de casino’ á boa maneira americana de Robert de Niro.
Mas com um desfecho mais previsível.
‘Otso Liimatta, fixem este nome’
Ivan Jaime não jogou, declarando não estar em condições de jogar. Algo que o treinador João Pedro Sousa é alheio.
Para seu lugar entrou de início Otso Liimatta, um médio ofensivo finlandês de baixa estatura e muito talentoso, que num jogo em que não teve o grande oportunidade para mostrar o seu futebol mágico (saiu pouco após o intervalo), conseguiu deixar ‘água na boca’ dos adeptos do futebol (em especial do FC Famalicão), para uma temporada exigente.
Sempre que teve espaço mostrou aos poucos ser bem diferenciado dos restantes elementos da sua equipa, com pequenos pormenores que demonstram que não engana.
Não era o melhor jogo para iniciar esta primeira aventura fora do seu país.
Precisa do seu tempo para agarrar o lugar.
Mas está como um ‘peixe na água’ no FC Famalicão.
‘Noite de Revelações & Confirmações’
Otso Liimata é uma revelação.
Alex Dobre é uma confirmação.
Foi o mais incisivo do ataque Famalicense, durante a primeira parte, a lançar ataques pela sua faixa e na ‘hora de rematar’.
É uma óptima notícia a sua continuidade, ainda bem que as circunstâncias assim o quiseram.
‘Guerreiros do Minho’
Depois de uma tarde / noite de pré eliminatória da Liga dos Campeões em que venceram os sérvios do Backa Topola (3-0), os ‘Guerreiros do Minho’, protagonizaram uma boa primeira parte.
Na ausência de Niakate, titular e importante na manobra defensiva bracarense, jogou o jovem turco Serdar Sedat, que fez um belíssimo jogo, sempre infalível a ‘sair a jogar’, o que é uma qualidade tão apreciável num defesa central.
E provou que como se pede a um ‘candidato ao título’, o SC Braga têm dois bons futebolistas para cada posição. Esse facto é visível nas análises protagonizadas pelos experts ao SC Braga 2023-24.
Esse factor verifica se em todas as posições.
‘Num País que tem ‘Brumas no Hino’, é um guineense que faz a sua melhor representação’
Bruma é um Craque!
Bruma esta cada vez melhor neste SC Braga, e num ataque com Ricardo Horta, Abel Ruiz, continua a fazer as delícias dos adeptos do futebol.
Não sei o que será necessário para Bruma ser convocado por Roberto Martinez.
Sim há muitas e boas opções. Mas um plantel é feito de vinte e tal elementos.
E Bruma tem lugar a ter mais oportunidades, para mostrar o seu melhor futebol na Seleção de Portugal.
Bruma foi um perigo á solta para o FC Famalicão o jogo inteiro.
E logo após o golo de Ricardo Horta (livre directo aos 8 minutos), podia ter ampliado o resultado no minuto 9, após driblar a defensiva famalicense mesmo junto ao segundo poste.
Num país que têm ‘Brumas da Memória’ no hino, é curioso ser um guineense a ser a ‘Bruma do Presente’, que com 28 anos ainda têm muito futuro.
Onde poderia ter ido Bruma, não fosse as suas decisões e a sua dificuldade em se impor em clubes como – Galatasaray, PSV Eindhoven, Leipzig.
Tudo clubes fortes no Panorama Europeu.
‘Quebra Natural’
Segunda parte foi naturalmente diferente, porque o SC Braga quebrou fisicamente.
Após as obrigatórias 72 horas (+/-), entre o jogo europeu e este jogo que abre a primeira portuguesa 2023-24, é natural que haja desgaste.
E foi Afonso Rodrigues o melhor marcador da Liga Revelação de sub23 (2022-23) com 14 golos, aos 68 minutos a desferir um remate que só acabou dentro da baliza de Matheus.
Matheus que até esse momento não tinha tido de se aplicar muito.
Porém não teve hipótese de segurar o remate de Afonso Rodrigues.
Que melhor estreia para o este miúdo, independente do que fosse o resultado.
Ainda para mais uma vitória saborossima ante o poderoso SC Braga.
‘Começar de Gatas / Sair por Cima’
Num jogo com 102 minutos (12 minutos de compensação) o FC Famalicão começou o jogo de ‘gatas’, mas acabou por cima do SC Braga.
Foram várias iniciativas de ataque a rondar a baliza de Matheus, depois dos 90 minutos em que Matheus mostrou se impotente perante os atacantes famalicenses.
Golo surgiu aos cerca de 95 minutos pelo reforço Óscar Aranda, que veio para o clube do #amordeperdicao vindo da cantora do Real Madrid (Real Madrid Castilla).
Extremo surgiu ao segundo poste do lado esquerdo, por onde o FC Famalicão criou mais perigo, e finalizou após assistência de Riccieli.
Final Imprevisível
Até ao fim foi o SC Braga a atacar e o FC Famalicão a responder da mesma maneira.
Três pontos muito importantes motivacionalmente.
Que são muito mais que três pontos. Começar a temporada 2023-24 a ganhar frente ao SC Braga é iniciar uma temporada com ‘Ouro sobre Azul’!
FC Famalicão Next Match
Próximo jogo do FC Famalicão é no estádio municipal 22 de junho, frente ao recém promovido Moreirense, pelas 20h15 minutos.
Tal como na primeira época de #amordeperdicao, este FC Famalicão provou neste jogo que pode ter a legítima ambição de ganhar os jogos todos.
Quem sabe!?
‘Enquanto a estrada continuar … vamos continuar a sonhar’, diz o refrão principal da música de Jorge Palma, referida em variados conteúdos dos meios comunicação oficiais do FC Famalicão.
Obs: conteúdo em edição.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Jovens europeus discutem as novas linguagens da Interculturalidade
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.