IKEA?

IKEA?

Pub

 

 

Esta montagem de uma capa de catálogo da IKEA, por Alexandre Martins, é genial. Escancara todas as teorias feministas liberais de que o mundo seria mais igual com as mulheres à frente das instituições que sustentam e promovem a desigualdade.

Lagarde, burguesa, narcísica, erotizada e óbvia, numa casa de classe trabalhadora com móveis padronizados, feitos na Índia, e crianças a pular e a gritar. Uma montagem que desmonta a ideia de que pode haver igualdade de sexos na desigualdade de classe, e deixa a ridículo tudo, da IKEA ao BCE, do preço dos juros ao valor, que pode ser da mulher ou do tapete.

É o tipo de humor que me faz rir, pensar. Tudo tão simples, mas também tão complexo…

ikea - mundo - igualdade de género - ironia - capitalismo - christine lagarde - banco central europeu - bce - taxas de juro - inflação - feminismo - mulher - mulheres - igualdade - desigualdade - rendimento - fundo monetário internacional - fmi - ikea - mobiliário - decoração - catálogo - montagem - colagem digital - alexandre martins


Imagem: Alexandre Martins

Obs: texto com publicação original no blogue Raquel Varela | Historiadora, tendo sido sujeito a ligeiras adequações editoriais.


‘O Triângulo da Tristeza’, um filme inesquecível

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses - futebol - jogo - supertaça - desporto - benfica - fc porto - jorge jesus - sérgio conceição - smart city - smart cities - gestão - administração

Pub

Notre-Dame e a História dos Homens

O bodo aos pobres para alimentar os ricos

A falsa questão da demografia e o roubo das pensões

Pobreza e desigualdade têm vindo a diminuir em Portugal nos últimos 25 anos

Pub

Categorias: Crónica, Igualdade, Mulher

Acerca do Autor

Raquel Varela

Raquel Varela é Historiadora, Investigadora e professora universitária da FCSH da Universidade Nova de Lisboa / IHC / Socialdata Nova4Globe, Fellow do International Institute for Social History (Amsterdam) e membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. Foi Professora-visitante internacional da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto internacional de história global do trabalho In The Same Boat? Shipbuilding industry, a global labour history no ISSH Amsterdam / Holanda. Autora e coordenadora de mais de 2 dezenas de livros sobre história do trabalho, do movimento operário, história global. Publicou como autora mais de 5 dezenas de artigos em revistas com arbitragem científica, na área da sociologia, história, serviço social e ciência política. Foi responsável científica das comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril (2014). Em 2013 recebeu o Santander Prize for Internationalization of Scientific Production. É editora convidada da Editora de História do Movimento Operário Pluto Press/London e comentadora residente do programa semanal de debate público O Último Apaga a Luz na RTP. Entre outros, autora do livro Breve História da Europa (Bertrand, 2018).

Comente este artigo

Only registered users can comment.