‘De Abril a Abril’ debate o impacto internacional da Revolução

‘De Abril a Abril’ debate o impacto internacional da Revolução

Pub

 

 

A primeira sessão do ciclo de conferências “De Abril a Abril”, promovido pelo Forum Demos, terá lugar no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa, no próximo dia 27 de abril, 5.ª-feira, pelas 18h00. Esta sessão é dedicada ao impacto internacional do 25 de Abril.

25 de Abril e a origem da terceira vaga democrática internacional

A revolução do 25 de Abril de 1974 trouxe a democracia a Portugal e teve uma enorme repercussão internacional, pelo impulso democrático e por ter posto fim ao império colonial. De 1973 a 1975, todas as colónias portuguesas em África declararam-se independentes. Quanto ao Brasil, a revolução democrática em Portugal galvanizou a esperança do fim da ditadura militar.

O derrube da ditadura em Portugal ficou a dever muito à luta dos povos colonizados pela liberdade. Tratou-se, por isso, não apenas de uma luta política, mas também cultural.

Após o 25 de Abril, a língua portuguesa tornou-se um vetor para a construção de uma comunidade de valores assente nos princípios da democracia, da liberdade e garantia dos Direitos Humanos, princípios que nortearam a resistência às ditaduras e ao colonialismo.

No 1º debate deste ciclo de conferências organizado pelo Forum Demos ir-se-á procurar compreender o impacto que o 25 de abril teve na Europa, em África e no Brasil. Para o efeito, foi assegurada a participação de Maria Emília Prado, Guilherme d’Oliveira Martins e Tony Tcheka. O debate conta com a moderação de Álvaro de Vasconcelos, fundador e dirigente da plataforma que incentiva a análise e o debate sobre o futuro da democracia, nomeadamente no que se refere ao exercício do poder local, à democracia participativa, cidadania dos migrantes, defesa dos direitos humanos e à justiça ambiental.

Quem são os oradores?

Maria Emília Prado

Professora Catedrática de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Doutoramento em História Social/USP e pós-doutoramento em Ciência Política e História. Coordena, desde 2004, a realização do Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano realizado no Brasil e em vários países europeus.

Guilherme d’Oliveira Martins

Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Preside ao Grande Conselho / Conselho das Artes do Centro Nacional de Cultura; Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Presidente do Centro Nacional de Cultura (2002 – 2016).

Tony Tcheka

Escritor guineense, poeta, ensaísta, jornalista, e consultor internacional. Presidente da AEGUI – Associação de Escritores da Guiné-Bissau, e analista e comentador da RDP – ÁFRICA em Lisboa.

Álvaro de Vasconcelos

Fundador do Fórum Demos. Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia/EUISS (2007-2012) e do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) de Lisboa, desde a sua fundação, em 1980, até 2007.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal

Pub



Colaboradores de VILA NOVA Online

‘Terra em Transe’ – êxtase, lucidez e censura

‘Prazer, Camaradas!’, de José Filipe Costa, aborda com subtileza os costumes domésticos lusitanos no pós-25 de Abril

Donativos a VILA NOVA Online

’25 de Abril sempre!’

25 de Abril. ‘Não há limites ao aperfeiçoamento da democracia’

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Democracia, Lisboa

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.