Pub
O quarto volume do livro Mulheres na Ciência, que reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes áreas do conhecimento captados pelas objetivas dos fotógrafos Alípio Padilha, Ana Brígida, Diana Tinoco e Rodrigo Cabrita, vai ser lançado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 11.00, pela Ciência Viva. O lançamento terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, na capital do país, Lisboa.
Depois dos lançamentos de 2016, 2019 e 2021, a Ciência Viva continua a homenagear as mulheres cientistas portuguesas, que representam mais de 50% do total de investigadores no nosso país e cujo papel tem sido fundamental para o progresso que a ciência e a tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas. Estes lançamentos contam com o inestimável apoio e colaboração da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET).
Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, este projeto editorial põe o foco nas investigadoras e nas suas histórias de sucesso em diferentes latitudes, que muito têm contribuído para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa. Espera o Ciência Viva que possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação.
Elvira Fotunato, ministra e mulher na ciência, entre as participantes na sessão de lançamento
Depois das intervenções iniciais de Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, e de José Luís Cardoso, presidente da Academia das Ciências de Lisboa, seguem-se dois painéis de debate em que participam mulheres que escolheram a ciência como profissão e estudantes que têm essa aspiração.
Isabel Ferreira, investigadora e atual Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, estará à conversa com Catarina Alves de Oliveira (ESA – Agência Espacial Europeia), Verónica Policarpo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), Carina Soares-Cunha (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho) e Lucinda Fonseca (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa).
“Obrigada por nos inspirarem!” será o painel moderado por Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e em que participam Maria Madrugo, estudante do Mestrado em Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico, e Constança Quaresma, estudante do ensino secundário na área das ciências no Colégio Guadalupe, Seixal.
A Ministra Elvira Fortunato marcará presença na cerimónia e associa-se à iniciativa na dupla qualidade de Mulher na Ciência e responsável pela tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O evento de apresentação do lançamento do quarto volume do projeto editorial Mulheres na Ciência, será transmitido em direto na página de YouTube do Pavilhão do Conhecimento.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: CV
‘A guerra não tem rosto de mulher’: um monumento de Svetlana Alexievich à coragem e ao sofrimento
‘Pássaros Feridos’, de Collen Mc Cullough, um romance de mulheres verdadeiras heroínas
Papéis de Género e Dia da Mulher: para uns um exagero, para outros um dia de celebração
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.