Estudar e valorizar cultura e território nos Cadernos Vianenses

Estudar e valorizar cultura e território nos Cadernos Vianenses

Pub

 

 

Viana do Castelo lançou a público um novo conjunto de textos sobre a sua cultura em mais um tomo dos Cadernos Vianenses. Surge, assim, novo volume de artigos, contendo ideias e opiniões, ensaios e testemunhos de 11 autores, que ao longo de 422 páginas que se constituem como parte integrante do espólio da cultura vianense, contribuem sobremaneira para o perpetuar do passado e preparação do futuro da identidade deste território.

Como tem sido habitual ao longo dos diversos tomos, esta publicação, com coordenação editorial de Rui A. Faria Viana e prefácio do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assume-se como um repositório da cultura vianense, conjugando a sabedoria e as memórias dos autores.

O autarca, Luís Nobre, assegurou que o tomo reúne “um conjunto de belíssimos textos que nos ajudam a interpretar o nosso passado e a pensar e preparar o nosso futuro”, agradecendo a todos os colaboradores que “com entusiasmo e conhecimento” proporcionam a Viana do Castelo uma publicação de elevada qualidade e disponibilizam “o seu saber” à comunidade.

O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, referiu que “do voo rasante que fiz dos trabalhos que integram este tomo, abriu-se um conjunto de janelas”. “Temos aqui um manancial de textos e informações que nos enriquecem e nos dão a conhecer histórias sobre personalidades de relevo e sobre o nosso património”, declarou.

Já Rui Faria Viana, coordenador editorial, disse que o tomo 56 “continua a manter-se fiel aos motivos pelos quais os tomos foram criados” e, mais uma vez, pretende “marcar o panorama cultural do município”.

A presente edição inicia com a Identidade e Memória. “A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: antecedentes, criação e abertura ao público”, por Rui A. Faria Viana, abre este tomo. “Ex-líbris de Viana em selos e inteiros postais”, de José Miranda da Mota, “IV Missão Estética de Férias (MEF) realizada em Viana do Castelo / 1940”, por Gonçalo Fagundes Meira e “O espírito do lugar, Viana do Castelo. Premissa potenciadora da imagem na construção da memória e perspetiva contemporânea imagética”, por Manuel Brázio, são os outros textos que integram este capítulo.

Seguem-se as Figuras, com “Dom Frei António do Desterro (1694 – 1773): um vianense à frente da Diocese do Rio de Janeiro”, por António Matos Reis, “Viana em Camilo: Os Brilhantes do Brasileiro [1869]”, por David F. Rodrigues, “Himalaya em Viana do Castelo”, de Jacinto Rodrigues, “Domingos António Meira: príncipe dos estucadores vianenses”, por Filipe Freitas e “Felipe Fernandes: o homem e a sua obra – humanista nas letras e na vida associativa”, da autoria de Francisco José Carneiro Fernandes, destacam homens que definiram a nossa história.

Já o capítulo do Património integra dois textos: ”Afife: do paleolítico ao castrejo”, por António Rodrigues França Amaral, e “As alterações climáticas e os primórdios das espécies humanas em Afife”, por Horácio Faria.

A apresentação do tomo 56 dos Cadernos Vianenses foi realizada esta sexta-feira, 27 de janeiro, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

cadernos vianenses - viana do castelo - volume - coletânea - história - património

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Imagens: MVCT

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

‘Terra Sonâmbula’ – primeiro livro de Mia Couto é um romance carregado de poesia

Motivos para a indignação da classe docente

Pub

Categorias: Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.