Vila Verde assinala Semana da Pessoa com Deficiência

Vila Verde assinala Semana da Pessoa com Deficiência

Pub

 

 

Vila Verde viveu a Semana da Pessoa com Deficiência, através da realização de um conjunto de atividades envolvendo jovens e utentes de diversas instituições de solidariedade. O programa de atividades, desenvolvido no âmbito do II Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), que reconhece a importância e necessidade de incluir as pessoas com deficiência, decorreu entre 2 e 7 de dezembro.

No âmbito das atividades desenvolvidas, a autarquia inaugurou o Painel da Diversidade no átrio dos Paços do Concelho de Vila Verde, com a participação de alunos da Escola Secundária de Vila Verde e utentes da Casa do Povo da Ribeira do Neiva e dos centros de atividades e capacitação para a inclusão (CACI) da APPACDM e da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde

“Só com a intervenção de todos e todas é possível promover a diversidade e eliminar preconceitos e estereótipos socioculturais, por forma a garantir a plena cidadania e também a independência económica das pessoas com deficiência”, apelou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes. 

Nesta ação, em que participaram ainda os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo, foi sublinhada “a importância e a necessidade de incluir as pessoas com deficiência, nas diferentes dimensões da vida diária das nossas comunidades”. 

Semana da Pessoa com Deficiência de Vila Verde – Ação Social, CLDS-4G e Escola Secundária buscam impacto

Organizada pelos serviços de Ação Social do Município e com o envolvimento do CLDS-4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) concelhio, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência realizaram ainda, no auditório da Escola Secundária de Vila Verde, uma sessão “Histórias Comidas”, do projeto “”Eu Consigo”, com utentes da APPACDM. 

Por seu turno, a Escola Secundária de Vila Verde acolheu o “Bootcamp Internacional – Yes you Can!”, com a participação de pessoas com deficiência originárias de seis países diferentes. Os participantes terão a missão de comunicarem entre si e transmitirem mensagens, sem necessidade de conhecer as diferentes línguas de cada um. 

A realização das diversas atividades incluídas no programa teve como objetivos: informar e sensibilizar para as questões da diversidade, e desconstrução de preconceitos e estereótipos socioculturais de modo a garantir a plena cidadania e independência económica das pessoas com deficiência.

vila verde - inclusão - semana da pessoa com deficiência - município de vila verde - escola secundária de vila verde

Imagens: MVVD

Não, não são deficientes. São pessoas!

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - braga - plogging - reflorestar braga - árvores - arvoredo - arbustos - escolas - alunos - floresta - monte picoto - guimarães - política - partido scocislaista - ps - ricardo costa - saúde - aces alto ave

Primeiro trilho florestal inclusivo do país está a nascer em Lousada

Dia dos Museus debate ‘Diversidade e Inclusão’ em Famalicão

Vieira do Minho preserva tradição da apanha da azeitona

Braga leva 7 mil crianças ao Circo de Natal

Abono de Família e nova Garantia para a Infância reforçam apoio a crianças

‘Vale + Nascer Vilaverdense’ combate baixa natalidade em Vila Verde

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.