Braga em Risco afirma cidade de ilustração e criatividade

Braga em Risco afirma cidade de ilustração e criatividade

Pub

 

 

Alegria, surpresa e muita cor marcaram o Circuito Inaugural da 6ª edição do Braga em Risco, que afirma Braga como Cidade de ilustração e de criatividade. Na iniciativa, que percorreu alguns dos locais onde se realizam as atividades do Braga em Risco, como a Praça – Mercado Municipal, a Casa dos Crivos, o Largo do Paço e o Museu da Imagem, entre muitos artistas, participantes e curiosos, estiveram Altino Bessa, vereador do Ambiente, Proteção Civil e Desenvolvimento Rural do Município de Braga, Pedro Seromenho, curador do evento, e Daniel Vilaça, presidente da Direção da Associação Empresarial de Braga. O Braga em Risco – Encontro de Ilustração de Braga está em curso até ao próximo dia 18 de Novembro.

Afirmar Braga como cidade de ilustração e de criatividade não é tarefa fácil num mundo em que os territórios e, nomeadamente, as cidades se digladiam no sentido de se tornarem mais e mais atrativas para residentes e turistas. Mas mais de 70 artistas nacionais e internacionais responderam à chamada do Braga em Risco neste ano de 2022 permitindo à Cidade realizar e dezenas de  exposições individuais e colectivas e de 80 oficinas de ilustração ao longo do programa desta 6.ª edição do evento que, em 2022, promovendo também o livro e a literatura, celebra o centenário dos escritores José Saramago e Maria Ondina Braga.

Do circuito inaugural, realizado este Sábado, 5 de Novembro, destaque para a abertura da exposição colectiva “Braga 22 x 22 – Ondina Ilustrada”, patente ao público na Casa dos Crivos. A mostra é composta por 22 trabalhos que se desdobram em 22 narrativas visuais para mostrar a autora Bracarense de forma inédita, a partir do livro O jantar chinês e outros contos.

Destaque ainda para a Banca de Retratos Feios, protagonizada por Ricardo Ladeira, vencedor da edição 2021 do festival de ilustração Braga em Risco.

Braga em Risco promove Cidade de ilustração e criatividade

Na abertura do Braga em Risco, o vereador Altino Bessa lembrou que o Braga em Risco tem vindo a conquistar espaço e protagonismo a nível nacional, promovendo não só a ilustração para a infância, como também a literatura infantil. “Em seis anos, Braga afirmou-se como cidade de ilustração e criatividade”, frisou Altino Bessa.

Integrar livro e ilustração na vida de todos os dias

Já Pedro Seromenho, curador do Braga em Risco, lembrou que Braga vai viver 14 dias dedicados à arte e à cultura, com actividades que desafiam o público a dar asas à criatividade e imaginação, e onde as letras, cores e riscos ganham espaço, cativam, reflectem sentimentos, emoções e sensações. Seromenho salientou ainda que a mais-valia deste encontro é “trazer a ilustração e o livro para a rua e fazer com que ambos façam parte da nossa vida”.

14 dias dedicados à Ilustração

Nos próximos 14 dias, a Galeria e o Largo do Paço, a Praça – Mercado Municipal de Braga, o Museu da Imagem, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e a livraria Centésima Página acolhem também diversas actividades artísticas, nomeadamente exposições, oficinas do risco, workshops, masterclasses, apresentações de livros, cinema de animação, performances, visitas guiadas e concertos.

A presente edição do Braga em Risco apresenta-se como a mais internacional de sempre, registando a participação de um leque alargado de ilustradores estrangeiros, dos quais se destacam Joanna Concejo (Polónia), Nathalie Minne (França), Marina Gibert (Espanha), Alexandre Rampazo (Brasil) e Nastya Varlamova (Rússia).

O evento reforça também a proximidade com a Galiza através da exposição colectiva De Braga a Corunha num Risco”, que junta os curadores Manel Craneo, Marta Madureira e Pedro Seromenho. O objectivo desta mostra é aproximar as regiões vizinhas do Minho e da Galiza, com as suas semelhanças e diferenças, através da imagem.

À semelhança de edições anteriores, o evento inclui a realização dos Mercados de Arte. Este na, o programa prevê quatro mercados a decorrer nos dois Sábados e Domingos do Braga em Risco. Esta é uma oportunidade para artistas e público em geral partilharem e darem a conhecer os seus trabalhos.

Ainda antes da abertura oficial, o Braga em Risco esteve nas escolas do Concelho, através da dinamização de oficinas e residências artísticas que envolveram a comunidade educativa. O pré-evento contou ainda com as “Ruas do Risco”, uma iniciativa através da qual diversos ilustradores percorreram o Centro Histórico da Cidade, estimulando o gosto pela ilustração e o envolvimento de todos – comércio, famílias e crianças – no processo criativo.

De referir que todas as actividades têm entrada livre, mas sujeitas à ordem de chegada e à lotação dos espaços em que se realizam.

Música indie encerra Braga em Risco

Este ano, o Braga em Risco inclui o INDIEGESTO, um ciclo de quatro concertos inteiramente dedicados ao melhor da música indie portuguesa. Agendados para os dias 11 e 12 de Novembro, os concertos terão lugar no Auditório S. Frutuoso, na Rua Afonso Henriques.

Luca Argel, André Júlio Turquesa, Aníbal Zola e Arianna Cassellas Y Kauê são os nomes que preenchem o cartaz do INDIEGESTO. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Braga e do Seminário de S. Pedro e S. Paulo, marca o início da temporada 2022/2023 da Plataforma do Pandemónio, uma comunidade artística bracarense que conta com mais de 50 associados e uma centena de artistas envolvidos. Todos os concertos são de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia através da plataforma EventBrite.

braga em risco - ilustração - 2022 - cidade - ilustração - criatividade - literatura - livro - josé saramago - maria ondina braga

Imagens: MBRG

Ladeira vence Bienal de Ilustração do Braga em Risco

Afonso Cruz vence Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.