ENGENHO e CEVE renovam Banco de Ajudas Técnicas

ENGENHO e CEVE renovam Banco de Ajudas Técnicas

Pub

 

 

A ENGENHO, de Arnoso STª. Maria, e a CEVE, do Louro, ambas em Famalicão, renovaram esta quinta-feira, 13 de outubro, o protocolo que enforma e suporta o funcionamento de um ‘Banco de Ajudas Técnicas’ em favor da comunidade servida pela Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este. A breve cerimónia decorreu no Lar A Minha Casa, uma das valências da instituição que é um suporte ativo a muitos concidadãos seniores – mas não só – da região e dará continuidade a um dos muitos projetos de intervenção no âmbito da prática da responsabilidade social da Cooperativa Elétrica do Vale d’ Este.

Este protocolo vigora desde 2015 e tem por objetivo disponibilizar diferentes tipos de ajuda técnicas a pessoas idosas, doentes e acamadas residentes na área de influência da ENGENHO, com especial incidência nas freguesias famalicenses da área de concessão energética da CEVE.

Parceria entre CEVE e ENGENHO possui natureza e alcance social

Na ocasião da assinatura de renovação do protocolo, Luís Macedo, presidente do conselho de administração da CEVE, referiu a natureza e o alcance social desta parceria com a ENGENHO, no quadro das políticas de responsabilidade social da CEVE, que requerem sempre proximidade à comunidade.

O responsável da Cooperativa de sublinhou ainda a enorme confiança da CEVE na ENGENHO, atribuindo-lhe a responsabilidade de ser depositária de múltiplos equipamentos médicos necessários para apoio da comunidade doente ou diminuída, habitualmente mais fragilizada, e na atribuição do referido equipamento em regime de empréstimo, pelo período necessário ao utente, acompanhando e monitorizando a sua utilização. “A ENGENHO, através das suas respostas sociais e serviços, tem equipas técnicas no terreno que diagnosticam as necessidades, articulam e resolvem os problemas com a maior celeridade possível, facto de extrema importância para o cumprimento eficaz do objetivo social do projeto”, sublinhou o responsável da CEVE.

CEVE com olhar atento às questões sociais das comunidades locais

Por parte da ENGENHO, o presidente da direção, Manuel Augusto de Araújo, relevou o “virtuosismo desta parceria”, que para além de responder a necessidades prementes de pessoas em situação de elevada vulnerabilidade, demonstra também o “olhar atento, a sensibilidade e a capacidade de intervenção para questões sociais das comunidades locais, uma das marcas diferenciadoras da CEVE, que obrigatoriamente devo elogiar e agradecer”.

Banco de Ajudas Técnicas com quase 1 centena de beneficiários

O Banco de Ajudas Técnicas já deu resposta a 84 pessoas, sendo que presentemente 18 pessoas beneficiam de 23 ajudas técnicas em várias freguesias.

No que se refere a tipologias, as ajudas mais procuradas são camas articuladas, cadeira de rodas, colchões antiescaras, cadeiras higiénicas e andarilhos, ajudas que são referenciadas e encaminhadas pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Serviço Apoio Domiciliário da ENGENHO. É de referir que um número significativo de ajudas técnicas estão alocadas aos utentes do Lar e do Centro de Dia da Associação de desenvolvimento local.

Parceria em favor do território e das comunidades do Vale d’ Este

Sofia Fernandes, vereadora da Saúde e Família da Câmara Municipal de Famalicão, em jeito de conclusão, e tendo em conta a excelência do apoio comunitário desta parceria, realçaria, ainda, por sua vez, a importância desta “parceria exemplar entre duas prestigiadas instituições do Vale do Este, com uma forte capacidade interventiva a favor do território e das comunidades.”

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: ENG

Engenho realiza ‘Cria o Teu Próprio Emprego’

Engenho ‘Mais Perto de Quem Precisa’ com ‘Unidade Móvel’ para apoio domiciliário no Vale do Este

Engenho apresenta livro comemorativo dos 25 anos da Associação

CEVE recebe galardão de ética empresarial pela atividade comunitária

Primeiro posto de carregamento elétrico automóvel da CEVE em Famalicão

Alunos da CIOR celebram Erasmusdays em Famalicão

Continuar a Observar o Cinema no Close-up de Famalicão

Famalicão atualiza plano de igualdade e não discriminação

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.