Pub
Mais de 30 sessões de cinema em oito dias, entre 15 e 22 de outubro, constituem a base do programa do 7.º episódio do CLOSE-UP, o Observatório que Famalicão lançou há alguns anos no sentido de realizar ‘um contínuo e detalhado olhar sobre a produção’ atual da 7ª Arte, mas também de tentar antecipar ‘as mutações que o futuro trará, nas suas relações com as outras artes, o mundo académico e a comunidade, atribuindo protagonismo a sessões comentadas’ e, de preferência, debatidas. Desta feita, o Observatório de Cinema de Famalicão toma a Família por temática.
No programa, destaque para a exibição da obra integral de Catarina Mourão, o cruzamento musical com o cinema – com a presença dos Glockenwise -, e as sempre presentes sessões destinadas às Famílias e a relação do CLOSE-UP com as escolas.
Filmes-Concerto
Nas sessões de abertura e encerramento do CLOSE-UP – com uma passagem pelo Teatro Narciso Ferreira – estão programados três filmes-concerto (ao vivo). Dia 15, às 21h45, em estreia absoluta e numa encomenda da Casa das Artes, os Glockenwise atuam no Grande Auditório em diálogo musical com a sinfonia das imagens de Walter Ruthmann no filme Melodia do Mundo.
O segundo filme-concerto é exibido, no dia 19, às 21h45, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, com os Haarvöl a darem a sua perspetiva musical ao expressionismo do filme O Gabinete do Dr. Caligar de Robert Wiene.
No encerramento do 7.º episódio do CLOSE-UP, de novo na Casa das Artes, MIRAMAR (Frankie Chavez e Peixe) ao vivo apresentam-se com imagens manipuladas em tempo real – Memorabilia – uma seleção de filmes de arquivo em 8mm, feita pelo realizador Jorge Quintela.
Famílias no Cinema
As Paisagens Temáticas do CLOSE-UP são orientadas pelo conceito amplo de família, de famílias no Cinema, dentro e fora do ecrã e que não se esgotam na produção do presente: a família de cúmplices de um dos nossos grandes cineastas em A Távola de Rocha; um olhar que aponta a tecnologia, em A Vida Depois de Yang; uma família de atores e músicos em Jane por Charlotte; várias gerações de Itália em As Irmãs Macaluso. Há também espaço para o reencontro com famílias que participam da nossa memória de espectadores: os ciganos de Kusturica na nova cópia de Gato Preto Gato Branco; o quinto episódio de Gritos, homenagem à herança da América de Wes Craven.
Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas
A Fantasia Lusitana deste 7.º episódio fica entregue à obra integral de Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas, um percurso que participou da transformação do nosso documentário. Uma obra tão filtradora de viagens por Portugal – pela História que precedeu o 25 de Abril e pela nossa contemporaneidade -, como de histórias de intimidade e de família, que será exibida, comentada e alvo de uma edição de textos, a enquadrar cada uma das sessões.
Pier Paolo Pasolini e Michelangelo Antonioni
As Histórias do Cinema serão alimentadas pelo diálogo entre dois dos seus protagonistas: o moderno Antonioini e o profano Pasolini. Uma retrospetiva repartida por este episódio e pelas réplicas que se realizarão na primeira metade de 2023, um convite para encontrar ou reencontrar um conjunto de filmes em novas cópias digitais e que constituíram, na órbita da década de 60, um grito das mudanças no mundo a que o Cinema daria paisagem.
CLOSE-UP nas escolas
O Observatório estabeleceu com a comunidade escolar uma relação dedicada. Ficção, animação e documentário são algumas das propostas, mas também uma oficina com Tânia Dinis e uma masterclasse com Catarina Mourão, em sessões divididas pelos nossos auditórios e por visitas às escolas do território.
Sessões para Famílias
Dos estúdios Illumination e Pixar, duas animações capazes de associar a criatividade à projecção popular, protagonizadas por ícones da animação do nosso tempo: os tresloucados mínimos em MÍNIMOS 2: A ASCENSÃO DE GRU e o herói astronauta saído da paleta Toy Story em BUZZ LIGHTYEAR. Depois da sessão de Mínimos 2, haverá uma oficina para as famílias com os amarelos amalucados como referência para a construção de Brinquedos Ópticos, do pré-cinema.
Sessões comentadas
A cantora Ana Deus olhará connosco para Jane Birkin e para a sua filha Charlotte Gainsbourg, o dramaturgo Jorge Palinhos encontrará um palco do tamanho das vidas de cinco irmãs de Palermo: as sessões comentadas são um trunfo renovado em encontros singulares do cinema com o público.
Exposição
O CLOSE-UP também convida o espetador a encontrar no foyer da Casa das Artes uma exposição de desenhos, fotografia e cartazes de Il Maestro Federico Fellini, numa parceria com Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Costa Pinheiro by Manuelvbotelho
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.