Famalicão atualiza plano de igualdade e não discriminação

Famalicão atualiza plano de igualdade e não discriminação

Pub

 

 

Vila Nova de Famalicão vai desenvolver, até 2025, cerca de três dezenas de medidas de promoção da igualdade e não discriminação. Tendo em vista a adequação às novas realidades, a apresentação da atualização do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) foi efetuada esta terça-feira, 27 de setembro, por Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal na Casa das Artes de Famalicão. Perante uma plateia constituída por representantes de dezenas de parceiros sociais, que aceitaram o desafio de conceber uma estratégia comum nesta matéria, o autarca vincou a ideia de que Famalicão deve ser um concelho para todos.

A criação de uma bolsa municipal para a inclusão e empregabilidade, a criação de um programa de intervenção de detenção de casos de violência de género com o envolvimento dos parceiros sociais, a eliminação de barreiras arquitetónicas nos edifícios públicos, a criação de um banco de ajudas técnicas para os cidadãos portadores de deficiência e o desenvolvimento de ações de sensibilização para a temática são algumas das medidas sugeridas no plano e que a autarquia assume como meta.

Famalicão quer ser referência nacional em matéria de igualdade de género e não discriminação

Elaborado pelo pelouro da Igualdade, dirigido por Sofia Machado Fernandes, o  PMIND tem como objetivos gerais a sensibilização da comunidade para a importância das questões relacionadas com a igualdade e não discriminação e a eliminação de estereótipos no processo de desenvolvimento local, resultando de um diagnóstico elaborado no concelho com a participação e envolvimento ativo de entidades locais, em parceria com o Município.

“Queremos um concelho para todos e que a diferença seja uma riqueza para o território”, salienta o autarca de Famalicão. “É um plano ambicioso, audacioso, trabalhoso. A nossa pretensão é atingir uma real igualdade de género e não discriminação no nosso território. Queremos que a igualdade de oportunidades seja uma realidade e esteja mais visível no nosso concelho, por forma a sermos uma referência regional e nacional nesta matéria”, reforçou ainda Mário Passos.

PMIND de Famalicão com apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

O primeiro PMIND foi implementado entre 2016 e 2020, sendo esta a segunda edição. O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Tipologia Operações 1.06 – Apoio técnico à elaboração e monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Famalicão protege ambiente com recolha óleos usados

Pinheiro Braga: O Engenheiro regressa a casa

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.