Município e Universidade de Coimbra colaboram no sentido da consciencialização ambiental e identitária junto da população escolar

Valorizar o Sargaço da Póvoa de Varzim na Praia do Quião

Valorizar o Sargaço da Póvoa de Varzim na Praia do Quião

Pub

 

 

A Praia do Quião, na Póvoa de Varzim, acolheu, na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, uma sessão de consciencialização ambiental sobre as multipotencialidades do sargaço destinada à população escolar. A ação realizada no âmbito do projeto “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte“, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra com o intuito de promover e valorizar o desenvolvimento local através de um recurso natural da região, conta também com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, interessada também em valorizar a história e tradição deste recurso natural da região.

Os alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar tiveram oportunidade de se deslocar ao local e observar de perto o trabalho real dos sargaceiros locais, bem como compreender as potencialidades do sargaço e do uso do mesmo numa situação de complementaridade entre inovação e tradição.

Papel relevante do sargaço na economia local da Póvoa de Varzim

O investimento no conhecimento das potencialidades associadas ao mar e à valorização dos seus recursos naturais, como é o caso do sargaço e das algas, é relevante para o desenvolvimento da economia local, sustentabilidade ambiental e crescimento turístico do concelho.

Esta aposta por parte do Município da Póvoa de Varzim enquadra-se nos compromissos assumidos no Plano Estratégico 2020-2030 de aposta no fomento da vitalidade económica no concelho, preservando as suas tradições históricas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - europa - história - cultura - grécia - maratona - guerra - ocidente - mundo islâmico - oriente

Esposende incentiva alunos ao consumo de água da rede pública

Póvoa de Varzim representante regional de projeto integrador de migrantes

Pub

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.