Portugal é sede da plataforma internacional de desenvolvimento da fabricante francesa de aeronaves

Airbus inaugura fábrica em Santo Tirso

Airbus inaugura fábrica em Santo Tirso

Pub

 

  

A Airbus inaugura esta quarta-feira, 14 de setembro, a nova fábrica, anunciada em finais de 2019, da subsidiária Airbus Atlantic Portugal em Santo Tirso, onde irá produzir peças para alguns dos seus aviões, nomeadamente os modelos os A320 e A350. A inauguração contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

A empresa tem em vista empregar, nos próximos anos, cerca de 250 trabalhadores, deste modo expandindo a operação na região, com a duplicação do número de empregos e da área das infraestruturas. 

As instalações da gigante da aeronáutica, que começaram a ser construídas em 2020, irão ocupar uma área total de 20 mil metros quadrados e empregam atualmente 130 pessoas. Até final do ano irá contratar mais 50 profissionais. Por ora, a nova fábrica ocupa apenas metade da área total disponível e o futuro da expansão do negócio será afinado no decorrer do próximo ano, com metas ambiciosas. 

A aposta em Portugal vem reforçar o negócio da fabricante de aeroestruturas e assentos de pilotos e passageiros que conta com uma presença industrial global em três continentes e cinco países, com mais de 13 mil funcionários. A fixação neste concelho é também relevante para a região Norte, no sentido em que a empresa contrata valores elevados de bens e serviços a fornecedores externos. 

“O dinamismo do país e da região de Santo Tirso, a qualificação dos profissionais, e as boas acessibilidades do país” foram motivos que levaram a empresa a expandir o seu negócio em Portugal, em 2019. Além disso, o administrador da Airbus Atlantic Portugal, Cédric Gautier, citado pelo diário económico Dinheiro Vivo, mostrou-se satisfeito com os “baixos custos laborais” de Portugal, face a outros países concorrentes no negócio, como, por exemplo, a França. 

A nova fábrica em Santo Tirso reforça o investimento que a Airbus tem feito no país, depois de inaugurar, em 2021, o seu Global Business Services Center, na zona do Parque das Nações, em Lisboa. A fabricante francesa de aeronaves escolheu Portugal como sede da sua plataforma internacional de desenvolvimento que congrega as operações internacionais de controlo, segurança de dados e processos. 

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - europa - história - cultura - grécia - maratona - guerra - ocidente - mundo islâmico - oriente

Imagem: JdA

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.