Ao abrigo do programa ‘Idosos em Segurança’

Polícia Municipal de Matosinhos acompanha 1 centena de seniores

Polícia Municipal de Matosinhos acompanha 1 centena de seniores

Pub

 

 

Ao abrigo do programa “Idosos em Segurança”, cerca de 1 centena de seniores encontram-se sob acompanhamento de proximidade pelos agentes da Polícia Municipal de Matosinhos. Assim, desde o início do ano, foram realizadas quase 4 mil visitas a idosos (3809, mais exatamente), em contactos de regularidade que acontecem duas vezes por semana a cada idoso.

Às visitas domiciliárias, juntam-se os contactos telefónicos sempre que necessário. Este ano, foram já efetuados 754 telefonemas para idosos que se encontravam doentes ou que se sentiam mais sós.

Alguns seniores beneficiam de Teleassistência Domicilária

36 idosos abrangidos por este projeto da Polícia Municipal beneficiam também do Serviço de Teleassistência Domiciliária, que disponibiliza, no seu próprio domicílio, um dispositivo tecnológico de fácil utilização, que dá acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, com várias funções, no âmbito do programa Matosinhos Sénior, que engloba um cartão de benefícios e um conjunto de atividades especificamente dirigidas a este grupo etário. Mantendo a privacidade e a autonomia do utente, este serviço permite uma resposta imediata, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão.

Polícia Municipal de Matosinhos aplica programa ‘Idosos em Segurança’ desde 2013

Desde 2013 que a Polícia Municipal de Matosinhos desenvolve no terreno o projeto “Idosos em Segurança”, promovendo visitas aos idosos do concelho que vivem em situação de isolamento, em situação de dependência física ou que têm dificuldades económicas.

As visitas permitem também dissuadir indivíduos de qualquer comportamento ou abordagem abusiva ao idoso, dada a presença assídua da polícia no seu domicílio.

Este trabalho permite ainda reforçar o sentimento de segurança no idoso que se encontra em situação bastante vulnerável e que passa a encontrar no agente da Polícia Municipal um amigo.

Matosinhos diminui criminalidade

Matosinhos alarga recolha seletiva de resíduos verdes

BERD de Matosinhos bate recorde mundial na construção de ponte

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Obs: publicado previamente em número especial da publicação Envelhecer, da União das Misericórdias Portuguesas, e em iOnline, tendo sofrido ligeiras adequações na presente edição.

Envelhecer dia após dia – Envelhecimento v. Velhice

O idoso com demência e a importância de bem cuidar

Donativos

‘Diz-me como trabalhas, dir-te-ei que velho serás’

Trabalho doméstico – dividir ou socializar?

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Cinco aplicações úteis para otimizar o teletrabalho

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.