Pub
Ao abrigo do programa “Idosos em Segurança”, cerca de 1 centena de seniores encontram-se sob acompanhamento de proximidade pelos agentes da Polícia Municipal de Matosinhos. Assim, desde o início do ano, foram realizadas quase 4 mil visitas a idosos (3809, mais exatamente), em contactos de regularidade que acontecem duas vezes por semana a cada idoso.
Às visitas domiciliárias, juntam-se os contactos telefónicos sempre que necessário. Este ano, foram já efetuados 754 telefonemas para idosos que se encontravam doentes ou que se sentiam mais sós.
Alguns seniores beneficiam de Teleassistência Domicilária
36 idosos abrangidos por este projeto da Polícia Municipal beneficiam também do Serviço de Teleassistência Domiciliária, que disponibiliza, no seu próprio domicílio, um dispositivo tecnológico de fácil utilização, que dá acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, com várias funções, no âmbito do programa Matosinhos Sénior, que engloba um cartão de benefícios e um conjunto de atividades especificamente dirigidas a este grupo etário. Mantendo a privacidade e a autonomia do utente, este serviço permite uma resposta imediata, em situações de emergência de saúde, segurança ou solidão.
Polícia Municipal de Matosinhos aplica programa ‘Idosos em Segurança’ desde 2013
Desde 2013 que a Polícia Municipal de Matosinhos desenvolve no terreno o projeto “Idosos em Segurança”, promovendo visitas aos idosos do concelho que vivem em situação de isolamento, em situação de dependência física ou que têm dificuldades económicas.
As visitas permitem também dissuadir indivíduos de qualquer comportamento ou abordagem abusiva ao idoso, dada a presença assídua da polícia no seu domicílio.
Este trabalho permite ainda reforçar o sentimento de segurança no idoso que se encontra em situação bastante vulnerável e que passa a encontrar no agente da Polícia Municipal um amigo.
BERD de Matosinhos bate recorde mundial na construção de ponte
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Obs: publicado previamente em número especial da publicação Envelhecer, da União das Misericórdias Portuguesas, e em iOnline, tendo sofrido ligeiras adequações na presente edição.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.