Pub
O jovem ativista vilacondense José Tiago Sousa acaba de participar em novo projeto de de ativismo social na área da Sustentabilidade em Alsótold, na Hungria, onde participou num Training Course. O ativista vila-condense foi o líder da equipa portuguesa envolvida no projeto que teve início a 29 de Julho e terminou a 7 de Agosto. Este projeto pretendeu fomentar a criatividade dos participantes no âmbito da Sustentabilidade, quer através do UPCycling quer por soluções de empreendedorismo social.
O curso abordou a Sustentabilidade nos seus três pilares: Ambiental, Social e Económico. “Há, hoje, objetivos muito bem definidos no âmbito da Sustentabilidade, mas eles não descoram o facto de que esta se trata de um conceito multidimensional e só assim pode ser compreendido. Digo isto não para tornar difícil um conceito que se quer o mais simples possível, mas para uniformizar o modo como se olha para ele em todo o mundo. De facto o âmbito ambiental é prioritário, pois sem Planeta não existíamos nem existiremos, mas não podemos esquecer as carências e desigualdades que existem no plano socioeconómico. Só deste modo se pode criar algo no âmbito da Sustentabilidade que dê uma resposta efetiva aos problemas existentes, entre outros que possamos já antever”, afirma José Tiago Sousa.
José Tiago Sousa e as preocupações da Sustentabilidade
Este é o segundo projeto que o jovem participa no espaço de um mês. Recorde-se que, ainda em Julho, o jovem vila-condense esteve na Roménia, em Craiova, onde também participou num outro projeto europeu voltado para a área da Sustentabilidade e cujo tópico central foram os objetivos do desenvolvimento sustentável que pautam a agenda das Nações Unidas para 2030. O objetivo deste projeto era aumentar a conscientização sobre as questões climáticas e fornecer os jovens participantes com as ferramentas e conhecimentos necessários para compreender o contexto atual destas questões, de modo a desafiarem os tomadores de decisão a tomar ação climática imediata e pela resiliência global.
Vale a pena ainda referir que José Tiago Sousa foi vencedor do galardão Cidadania Ativa da Universidade do Porto, no ano de 2019, em reconhecimento do seu trajeto nacional e internacional no âmbito humanitário, nomeadamente a sua participação na primeira missão do European Solidarity Corps em Norcia, Itália. Mais ainda, tem diversas formações e cursos internacionais no quadro do desenvolvimento sustentável que se acompanham por experiências práticas no mesmo âmbito.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: DR
Lagarto-de-água, um réptil endémico de aspeto robusto e curioso
Pisco-de-peito-ruivo, uma das aves portuguesas mais ilustres
Pisco-de-peito-ruivo, uma das aves portuguesas mais ilustres
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.