Serviço de partilha de bicicletas elétricas promove a mobilidade suave

‘Pedala’ de regresso às ruas de Santo Tirso

‘Pedala’ de regresso às ruas de Santo Tirso

Pub

 

 

O sistema de partilha de bicicletas elétricas “Pedala” volta a estar disponível em Santo Tirso. Este serviço, lançado em 2019, estava suspenso desde o início da pandemia, regressando esta sexta-feira, 5 de agosto, para promover a mobilidade suave.

“A suspensão das ‘Pedala’ foi aproveitada para melhorar alguns pormenores na tecnologia utilizada e no funcionamento de todo o sistema, que se insere num conjunto de políticas públicas de planeamento e desenvolvimento sustentável e que inclui a promoção de ciclovias e percursos cicláveis”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

No total, são 33 bicicletas elétricas que passam a estar disponíveis para a população. Nesta fase de relançamento do serviço, a utilização das ‘Pedala’ será gratuita até ao próximo dia 31 de dezembro.

Na opinião de Alberto Costa, “a utilização da bicicleta como meio alternativo de transporte tem ganhos evidentes para a saúde pública, contribui para melhorar a mobilidade ao libertar o espaço público para outras funções, permite a diminuição da poluição sonora e ajuda à redução significativa de gases poluentes em meio urbano, melhorando a qualidade do ar que respiramos”.

O sistema ‘Pedala’ dispõe de sete estações em locais estratégicos da cidade, sendo que nesta fase apenas cinco estarão em funcionamento, devido a obras que estão a decorrer nos locais de duas delas (parque de estacionamento da Telheira e junto à Escola Secundária Tomaz Pelayo). As restantes estão instaladas junto ao edifício da Câmara Municipal, na estação ferroviária, na central de transportes (Travessa das Rãs) e, ainda, junto à Fábrica de Santo Thyrso e à Escola Secundária D. Dinis.

Este serviço de mobilidade suave pode ser utilizado por todos os cidadãos com idade igual ou superior a 14 anos, embora os menores de 18 anos necessitem de apresentar um termo de responsabilidade assinado pelos pais, encarregados de educação ou tutores.

‘Pedala’ todos os dias com registo e seguro

A utilização das bicicletas ‘Pedala’ é possível após registo prévio, que pode ser efetuado no Espaço do Munícipe ou na Loja Interativa de Turismo, e inclui um seguro de responsabilidade civil. Os utilizadores que já possuem o cartão ‘Pedala’ necessitam, também, de proceder à respetiva reativação.

Segundo Alberto Costa, “uma das novidades introduzidas no sistema é a aplicação ‘Pedala Santo Tirso’, que pode ser descarregada no Google Play ou na APP Store, e que permite não só libertar as bicicletas nas estações, como também fazer a gestão do saldo e o seu histórico num smartphone, de uma forma cómoda e prática”.

“Por questões de segurança, a libertação da bicicleta pretendida só é possível de duas formas: com a utilização do cartão ‘Pedala’, fornecido no momento da realização do registo, ou através da referida aplicação, desde que a pessoa se encontre a menos de 20 metros da bicicleta”, explica.

O serviço ‘Pedala’ funciona diariamente, das 7h00 às 21h30, sendo o tempo máximo por cada utilização da bicicleta de quatro horas. Após este período, deve ser devolvida em qualquer uma das estações.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: DR

MUBi lembra lançamento da Estratégia para a Mobilidade em Bicicleta como ‘efeméride sem pedalada’

WEG Portugal instala em Santo Tirso laboratório de testes de carga mais completo da Europa

Jesuítas da Moura celebram em livro uma doce história

Donativos

Pub

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.