Pub
Uma nova espécie de abelha portuguesa foi descoberta. A descoberta deste ‘exemplar de uma espécie de abelha solitária até agora desconhecida foi recolhido num pomar do Fundão no âmbito de um projeto de investigação sobre polinizadores, ligado à Universidade de Coimbra’. Esta é, assim, mais uma das mais de 700 espécies de abelhas identificadas até agora em Portugal, conforme refere a Wilder, um magazine informativo especializado em natureza.
A descoberta deu-se num pomar de cerejas e pêssegos da Quinta da Porta, no Fundão, quando Catarina Siopa, investigadora ligada à Universidade de Coimbra e ao projeto Cultivar, e outros colegas do centro de investigação Flower Lab recolheram uma nova espécie de abelha para a ciência, ainda sem saberem o que tinham em mãos.
Nome de batismo: Andrena lusitania
A nova abelha foi encontrada “numa zona semi-natural localizada no centro do pomar, composta por uma mistura de vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, num afloramento rochoso onde existem as plantas nas quais se suspeita que esta abelha seja especialista”. Em causa estão plantas da família das leguminosas (Fabaceae) – a mesma família do grão e dos feijões – como por exemplo a giesta-branca (Cytisus multiflorus), que se encontrava “em flor na altura de captura”.
Esta ‘nova’ abelha portuguesa acabaria por ser batizada como Andrena lusitania, a partir do macho encontrado no Fundão e também com base numa fêmea entretanto capturada na região espanhola de Huelva, na Andaluzia espanhola.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.