‘São os eucaliptais que provocam a destruição ecológica porque são parte da política predatória dessa onda de calor chamada “capitalismo”, “mercado”, “investimento”.’
Não a um país eucaliptado

Pub
Sobre os fogos do eucaliptal português, conhecidos como “fogos florestais”, a comunicação do Governo e da Presidência da República (PR) passa por dois temas, que os jornais vertem sem crítica: aquecimento global e ausência de limpeza de matas. Junta-se a do poder local: “faltam meios de combate ao fogo”. Ambos, Estado central e local, são coniventes com o eucaliptal e (cada vez com menos importância) pinhal. Nestas horas há que destacar responsabilidades políticas.
Ora, ondas de calor sempre houve, e com ou sem aquecimento global, existirão. Podem piorar mas 40 graus com vento sempre houve e 48 pode ser o máximo, 45 é comum e arde tudo na mesma, como arde com 38; vento, em Portugal, no Verão, é norma, não é nem nunca foi excepção; limpeza de matos é uma solução incomportável, cara, insuportável para os proprietários, e errada – os matos são local de biodiversidade, entre outros. É uma solução que qualquer guarda florestal chamaria de “ecopateta”. Limpar matos junto a estradas faz sentido, mas num eucaliptal é inútil, até porque o eucalipto já seca grande parte desses matos.
Enquanto existirem manchas ininterruptas de eucalipto, com um campo abandonado, sem biodiversidade, com as populações concentradas nas cidades, e o eucalipto for lucrativo, podem cortar todos os matos e chamar todos os bombeiros e meios que o país vai arder.
Não podemos ter um país eucaliptado
Os fogos do eucaliptal português são uma grande demonstração de como o Homem não controla a natureza, de como o Planeta avança sobre os seres humanos com uma força imparável. Embora todas as manifestações pelo clima sejam em tom milenarista, acentuando que a “Terra pode acabar”, isso não tem qualquer sentido de realidade. O Homem pode acabar, que o Planeta Terra fica cá. Não é a Terra que precisa de ser salva, somos nós. A “Terra” brinca connosco demonstrando a sua força. Temos que ser salvos da voracidade do lucro que destrói os nossos meios de vida, entre eles uma relação sustentável com a natureza. Ou passamos a ter uma relação com o meio que seja de sustentabilidade ou a destruição sistemática dos bens essenciais à vida permanecerá, limpem os matos que limparem. Não podemos ter o país eucaliptado. Podemos aqui ou ali ter eucalipto, como temos que ter políticas de produção de agriculta sustentável, floresta de carvalhos, cidades pequenas interligadas por bons comboios e muito mais. País eucaliptado vai arder, mesmo que lhe chamemos “floresta”, mesmo que a comunicação política insista em dizer que a culpa é de quem não limpa matos ou das ondas de calor.
Matos e ondas de calor, ou falta de aviões, não explicam nada mas são sintomáticos sobre a completa ausência de ideias governativas sobre o tema.
A destruição ecológica não causa fogos no eucalipto por ondas de calor, são os eucaliptais que provocam a destruição ecológica porque são parte da política predatória dessa onda de calor chamada “capitalismo”, “mercado”, “investimento”.
Imagem: Regional TV
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Isabel Estrada Carvalhais: Apoiar a manutenção da atividade agrícola nas zonas rurais é também apoiar a manutenção de áreas agrícolas de elevado valor natural, contrariar o abandono das terras e lutar pela preservação dos ecossistemas
Nova PAC é passo positivo em direção a mais sustentabilidade

Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Matosinhos e Vila Nova de Gaia recebem galardão da Associação ZERO
Época balnear inicia com 8 praias ‘Zero Poluição’ no Litoral Norte

Partido mostra-se incomodado com prejuízos ambientais e sociais resultantes desta prática
PAN Trofa questiona podas agressivas na Vila do Coronado

‘Criatividade e perseverança de empresários e trabalhadores significam mais riqueza, mais prosperidade e mais qualidade de vida para todos’
Famalicenses que fazem bem
Comente este artigo
Only registered users can comment.