Pré-época Famalicense 2022/2023 abre apetite para boa temporada

Caras novas do FC Famalicão poderão vir a revelar-se boas surpresas

Caras novas do FC Famalicão poderão vir a revelar-se boas surpresas

Pub

 

 

Após mais uma classificação histórica na I Liga Bwin na época 2021/22, com um 8° lugar, o FC Famalicão prossegue a preparação para a temporada 2022/23 e já com alguns novos futebolistas.

O técnico Rui Pedro Silva renovou pelo FC Famalicão num voto de confiança da SAD Famalicense depois de uma segunda metade de época em que principalmente o objectivo da manutenção superou as expectativas.

Reforços para ‘quase’ todos os sectores

Luiz Junior, o guardião que foi peça-chave em muitos dos jogos da época passada, renovou pelo clube até 2027 pelo emblema azul & branco.

Excepto a baliza, todos os sectores já tiveram entradas.

O Eixo Defensivo está praticamente Intacto no que concerne a entradas e saídas. (por enquanto, pelo menos). A Única mudança no eixo defensivo do FC Famalicão é a saída de Alex Nascimento. O Zagueiro brasileiro voltou ao seu clube-mãe – o Santos – porque o FC Famalicão entendeu que não deveria comprar Alex Nascimento ao Santos.

Falou-se só num possível interesse do Fernebache de Jorge Jesus em Alexandre Penetra, mas não se sabe da veracidade desses rumores.

‘Abram Alas …’

Diogo Figueiras foi preterido de vez e não continuará nos famalicenses.

Já Adrián Marín fez uma fantástica temporada, mas a SAD Famalicense entende não exercer a opção de compra ao Granada. Desconhece-se o próximo desafio do defesa lateral espanhol.

Para as laterais chega ao FC Famalicão Martin Aguirre Gabiria proveniente do Alavés, emblema despromovido à segunda liga espanhola Alavés. O Lateral direito sagrou-se, ainda jovem, campeão sub21 pela Seleção Espanhola ‘La Roja’.

Para a lateral esquerda chegou aquele que é, sem dúvida, um dos reforços mais sonantes do FC Famalicão 2022/23: Owen Beck, emprestado pelo Liverpool, por uma temporada. O atleta é sobrinho do Lendário Ian Rush – ponta lança do Liverpool nos anos 80’s. É um jovem lateral esquerdo que já jogou pelo emblema da cidade dos Beatles.

Fontes noticiosas inglesas davam conta de, em Inglaterra, haver alguma surpresa pelo Liverpool emprestar Owen Beck ao FC Famalicão.

‘Bloco Central’

Charles Pickel saiu do FC Famalicão rumo ao Cremonese de Itália por uns surpreendentes 5 milhões de euros, Emblema que subiu esta temporada à Série A Italiana.

Não há a certeza se haverá ou não uma entrada para o seu lugar de um novo médio.

Visto que o FC Famalicão tem para poder fazer o seu lugar, e muito bem, Gustavo Assunção (entre outras opções internas que podem ser críveis).

Para além de Gustavo Assunção …

Há, no meio campo, André Simões, médio-centro que realizou 7 temporadas no AEK de Atenas e com 32 anos,  formado no FC Porto e ainda com passagens por clubes da primeira liga, é um médio de transição que poderá fazer épocas de bom nível de azul e branco ao peito.

Em princípio virá para ter o papel que teve Pepê Rodrigues na temporada transacta.

Novo e Reformulado Ataque

Simon Banza saiu sem surpresa para o SC Braga, Clube com outros objectivos.

O FC Famalicão não prolongou os empréstimos, nem exerceu a opção de compra de Bruno Rodrigues que reforçou o Cruzeiro de Belo Horizonte.

João Carlos Teixeira saiu, aos 29 anos, para o Qatar.

Restam Ivan Jaime e Ivo Rodrigues, entre outros.

Alguns reforços de mais ou menos peso

A SAD do FC Famalicão não perdeu tempo a ir prontamente buscar Théo Fonseca, do FC Felgueiras, onde marcou cerca de 16 golos em 28 jogos na primeira edição da Liga 3.

Théo Fonseca é, para muitos dos que o viram jogar, o The Best Player desta última mas também primeira edição da Liga 3.

É um futebolista polivalente que pode jogar em quase todas as posições do ataque famalicense.

Este ano, o FC Famalicão volta a contratar no ‘SubMarino Amarelo’, o Villareal: Alex Millan.

Depois de na última época ter contado com Adrián Marín, também proveniente desse clube, que protagonizou uma fantástica temporada.

A operação relativa ao jogador concretizou-se mediante empréstimo de uma época com opção de compra não divulgada Alex Millan.

O Ponta-de-lança espanhol tem sido sucessivamente emprestado, com uma última passagem por dois clubes Belgas, o Cercle Brugge e o Saint Gilloise, que nesta última época acabou a Liga Júpiter num magnífico segundo lugar.

Tanto pode alinhar como ponta-de-lança como a segundo avançado no apoio ao ponta-de-lança. É um ‘homem de área’.

Também chegou ao ataque famalicense Rui Fonte.

Irmão de Jose Fonte – Campeão Europeu por Portugal em 2016 e que joga atualmente no Lille (recentemente campeão de França), vem para o FC Famalicão proveniente do Estoril Praia, onde realizou uma metade de época 2021/22 razoável.

É um atleta bastante fustigado por lesões.

Mas se conseguir ser o Rui Fonte ao seu melhor nível teremos um excelente ‘reforço’.

Supresas poderão ainda surgir

Até ao dia 31 de agosto ainda haverá muitas alterações em todos os emblemas e o FC Famalicão é sempre ativo nos mercados transferências. Aguardemos por mais novidades.

Que esta seja mais uma boa temporada do FC Famalicão!

Imagens: FCF

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - música - concertos - espetáculo - cultura -livro - literatura - política - trabalho - rendimento - segurança - saúde - cinema - proteção civil - segurança - ribeirão - riba d'ave -

Santo Tirso reconhece mérito desportivo na época 2021-2022

Bombeiros correm ‘Escadórios da Humanidade’

Eólicas de Viana do Castelo expandem-se pelo mundo

Visita guiada à fauna do Parque da Devesa em Famalicão

Quem é Serkan Yavuz?

Aprovada descentralização de competências na Educação e Saúde

Pub

Categorias: Futebol

Acerca do Autor

Francisco Oliveira

Viciado em Imprensa Futebolística desde miúdo, época em que devorava Jornais & Revistas Futebolísticas. Desfruta da Escrita Futebolística desde que começou a escrever para a Página Só nas 4 Linhas na temporada 2018/19. Criador & Pensador da Página Culto Futebolístico nos tempos livres (como sempre!).

Comente este artigo

Only registered users can comment.