Pub
A CIVITAS moderou o 1º Encontro sobre Acolhimento e Acompanhamento de Refugiados em Vila Nova de Famalicão, na tarde desta quinta-feira, 14 de Julho. A sessão, conduzida por Inês Granja, contou com a parceria do Conselho Português para os Refugiados e o apoio do Pelouro da Interculturalidade e Integração, cuja vereadora Sofia Machado Fernandes esteve também presente na iniciativa.
O Encontro, realizado no Auditório da Junta de Freguesia de Famalicão e Calendário, destinou-se à sensibilização das entidades locais e cidadãos para a crise humanitária global de refugiados e para os desafios e soluções no respetivo processo de acolhimento.
Com a componente formativa assegurada pelo Conselho Português para os Refugiados, sob orientação de Clara Vaz, Técnica de Projetos Internacionais com vasta experiência na área das migrações, direitos humanos e cidadania global, o evento contou também com a participação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e diversas entidades locais, nomeadamente as que integram a Plataforma de Acompanhamento do Plano Municipal de Integração de Migrantes de Vila Nova de Famalicão.
“Esta sessão formativa apresentou às várias associações e parceiros, o novo projeto “Patrocínio Comunitário de Refugiados”, que permite que a sociedade civil, através de organizações, associações ou individualmente, se envolva diretamente nos esforços da reinstalação de refugiados, dando a possibilidade de todos contribuirem [para a integração comunitária destas pessoas]”, referiu Sofia Machado Fernandes. “Demos, pois, mais um passo para a afirmação de Famalicão como cidade intercultural nos planos nacional e internacional”, acrescentou a vereadora.
Imagens: MVNF
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.