‘Perante massas de gente sem comida, electricidade e o mais básico para viver, o mundo do trabalho dá – por agora, ainda, apenas um ténue aviso – de que há quem faça mover o mundo e não tenha poder, e há quem tenha poder e seja um obstáculo à vida de milhões’

E, no entanto, [a Terra] move-se…

E, no entanto, [a Terra] move-se…

Pub

 

 

Perante massas de gente sem comida, electricidade e o mais básico para viver, o Presidente do Sri Lanka acaba de fugir; na Holanda estradas cortadas pelos agricultores multiplicam-se, greves previstas na ferrovia; na Inglaterra a maior greve em 30 anos teve lugar nos caminhos de ferro e os médicos do NHS avisaram que serão os próximos; no Equador está em curso uma revolta contra a inflação. Vários sindicatos por essa Europa fora já impuseram aumentos idênticos aos da inflação e ganharam.

Os jornais falam de escândalos, boatos de corredores, amantes, e festas. É a pequena política. A grande política está aí, porém. A história regressa. Quando tantos avisavam, sempre precipitadamente escorregando nos seus desejos, que a terra estava parada e tudo girava à volta de Lagarde, Putin, Biden, Johnson.

O mundo do trabalho dá – por agora, ainda, apenas um ténue aviso – de que há quem faça mover o mundo e não tenha poder, e há quem tenha poder e seja um obstáculo à vida de milhões.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

André Barata e a solidariedade discreta das coisas

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar para vilanova@vilanovaonline.pt.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Cem noites sem dias – notas sobre a invasão da Ucrânia

Pub

Acerca do Autor

Raquel Varela

Raquel Varela é Historiadora, Investigadora e professora universitária da FCSH da Universidade Nova de Lisboa / IHC / Socialdata Nova4Globe, Fellow do International Institute for Social History (Amsterdam) e membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho. Foi Professora-visitante internacional da Universidade Federal Fluminense. É coordenadora do projeto internacional de história global do trabalho In The Same Boat? Shipbuilding industry, a global labour history no ISSH Amsterdam / Holanda. Autora e coordenadora de mais de 2 dezenas de livros sobre história do trabalho, do movimento operário, história global. Publicou como autora mais de 5 dezenas de artigos em revistas com arbitragem científica, na área da sociologia, história, serviço social e ciência política. Foi responsável científica das comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril (2014). Em 2013 recebeu o Santander Prize for Internationalization of Scientific Production. É editora convidada da Editora de História do Movimento Operário Pluto Press/London e comentadora residente do programa semanal de debate público O Último Apaga a Luz na RTP. Entre outros, autora do livro Breve História da Europa (Bertrand, 2018).

Comente este artigo

Only registered users can comment.