Mais um passo em prol da prevenção da produção de resíduos têxteis

Let’s Swap: LIPOR promove Mercados de 2ª Mão

Let’s Swap: LIPOR promove Mercados de 2ª Mão

Pub

 

 

Em parceria com a Let’s SWAP, a LIPOR volta a organizar um novo Mercado de Trocas de vestuário e livros nos próximos dias 10 de julho e 11 de setembro, entre as 14h00 e as 18h00. O evento acontece no Parque Aventura da gestora de resíduos dos municípios de atuação da empresa, que se situa na Maia.

O Let’s SWAP, movimento pioneiro na cidade do Porto que promove a economia circular e incentiva as pessoas a dar uma nova vida às suas peças, é constituído por voluntários e organiza Mercados de Trocas, cujo objetivo passa por sensibilizar os Cidadãos para a troca e partilha das peças que já não usam ou de que não gostam por outras peças que façam mais sentido nos seus armários, prolongando assim a vida das peças de roupa que já existem, evitando o seu descarte enquanto resíduos.

Nestes Mercados de Trocas Let’s Swap, cada participante pode levar até 5 peças de roupa (incluindo acessórios) em bom estado e até 5 livros. As peças que levar são convertidas em pontos (estes podem ser utilizados como moeda de troca durante o mercado).

A participação no Mercado de Trocas tem um custo de 2,00€ a favor da Let’s SWAP, dos quais doará 1,00€ na totalidade a uma instituição de cariz social inserida na área geográfica de influência da LIPOR.

O primeiro Mercado realizado, no mês de maio, contou com 35 participantes, contribuindo para que 96 peças de roupa e 50 livros tenham ganho uma nova vida. Os próximos Mercados de Trocas terão lugar nos dias 10 de julho e 11 de setembro, das 14h00 às 18h00, nas instalações do Parque Aventura da LIPOR.

Segundo dados divulgados pela LIPOR, na área de influência da empresa gestora de resíduos, de 2017 a 2020, deitamos fora, por ano, uma média de 28 quilogramas de têxteis por habitante. A tendência de usar as peças de vestuário por períodos cada vez mais curtos antes de as deitar fora contribui para padrões insustentáveis de produção e consumo.

Tomando em linha de conta que o “melhor resíduo é aquele que não se produz”, a LIPOR atua em colaboração com os atores locais em prol da Prevenção de Resíduos. Deste modo, no ano passado, na área de recuperação e reutilização de têxteis, iniciou a iniciativa T-Circular, em parceria com a blogger “Lady in Green”, que através da disseminação de uma série de dicas práticas e úteis, pretende ajudar a mudar a forma como os Consumidores compram, utilizam e descartam as suas peças de vestuário, adotando práticas mais conscientes e sustentáveis em relação ao consumo da moda.

Faça uma visita ao Mercado de Trocas Let’s Swap. Pode ser que aí encontre algo a que lhe interessa dar nova vida e torne o Planeta mais sustentável. Faça da 2ª mão a 1ª opção!

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar para vilanova@vilanovaonline.pt.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.