Feira do Livro de Barcelos conta com 70 editores

Feira do Livro de Barcelos conta com 70 editores

Pub

 

 

Livros, mais livros e sempre livros. São palavras vincadas pintadas em páginas que expressam emoções e sentimentos, sonhos e fantasias, versejam o amor, vestem personagens, romanceiam a vida, falam de viagens e transportam-nos a lugares daqui ou doutros mundos. Tudo isso pode encontrar na Feira do Livro de Barcelos, edição 2022, que este ano conta com 21 stands representando 70 editoras, a presença de muitos escritores e alguns concertos, entre uma série de outras atividades.

O certame decorre de 1 a 10 de julho na Avenida da Liberdade, mas as atividades estendem-se ao Largo da Porta Nova e ao Largo Dr. José Novais. Aí poderá encontrar tudo o que a imaginação de um poeta, escritor ou dramaturgo possam lavrar em uma, duas, e tantas mais páginas em branco.

Atores vão reviver Gil Vicente, Agustina Bessa-Luís, Sophia de Mello Breyner Andressen e José Saramago

Em paralelo à venda de livros há todo um programa cultural que passa pelo lançamento e apresentação de livros, conversas com escritores, duas exposições, e ainda dois concertos musicais.

Ao longo de todos os dez dias da Feira do Livro de Barcelos, há animação de rua com personagens alusivas a escritores pela VIA3 – Companhia de Teatro. Os atores vão personificar e homenagear vultos da literatura portuguesa, tais como Gil Vicente; Agustina Bessa- Luís, Sophia de Mello Breyner Andressen e José Saramago

O certame tem também uma programação específica dedicada às crianças, que engloba diversas atividades diárias, tais como: caixa das ideias Faz tu mesmo, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.

Música em comunhão com literatura: concerto de Salvador Sobral

A Feira do Livro deste ano traz a Barcelos animação musical. Para juntar à literatura o Município preparou dois concertos: no domingo, 3 de julho, pelas 21h30, Salvador Sobral, em quarteto, sob ao palco do Largo da Porta Nova, para apresentar grande parte da sua obra musical; e já quase no fecho do certame, sábado, 9 de julho, pelas 22h00, sob a palco o espetáculo “Da Raiz ao Fado”, de Daniel Pereira Cristo com Carla Pires.

Lançamentos de livros e conversas com escritores

Da vasta programação cultural preparada para este evento, destaca-se a apresentação de novas obras literárias. É o caso do livro “D. António Barroso: Memória e Pensamento”, de Amadeu Gomes de Araújo, a acontecer logo no 1º dia do certame, pelas 18h30, numa conversa que vai ser moderada pelo P.e Manuel Vilas Boas. Mais tarde, pelas 21h30, acontece o lançamento do livro “A preto e brando” do barcelense José Ilídio Torres e Diogo Figueiredo, que conta com a apresentação de Pedro Silva Torres e Nuno Mendanha.

josé ilídio torres - diogo figueiredo - a preto e brando

No dia 2, sábado, à tarde (18h30), haverá o lançamento do livro “Por detrás do espelho”, de Susana Pinto, com moderação de Vânia Gonçalves; enquanto à noite (21h00) será a vez da apresentação das obras “A eterna qualquercoisa”, de Matín López-Vega e “Longos dias breve o medo”, de Luís Soares Barbosa, com moderação de José Rui Teixeira.

Entretanto, dia 3, domingo, pelas 17h00, é a vez de Miguel Borges moderar a apresentação do livro “(Às) Contas com Almas Penadas e Diabos, Bruxas e Maus-Olhados”, da autoria de Roberto Afonso; e no dia 4 de julho, segunda-feira, há mais livros em destaque: apresentação da obra “Coração, solitário labirinto”, de Henrique Dória, numa sessão, às 18h30, que terá como moderador Mário Vale Lima.

Já na terça-feira, 5 de julho, (18h30), acontecerá o lançamento o livro “Caminhos de Santiago na obra de Luís Ferreira”, terminando o dia com a apresentação, pelas 21h30, do livro “Do Rock a Compostela”, de Maria Alice Medina. Ambas as sessões moderadas por Lúcio Lourenço.

A meio da semana, quarta-feira, dia 6, são apresentadas mais duas obras: “Instituições Geresianas”, de António Afonso, com apresentação de António Cunha e Fernando Miranda (18h30), e mais tarde, pelas 21h30, é feito o lançamento do livro “Raimundo Canta Barcelos”, Vol. IV, de Joana Luísa Matos, com a presença de Joel Cleto.

Na quinta-feira (18h30), dia 7, é a vez do lançamento do livro “Caderno de Representações da Memória”, de Frederico Dinis, sessão moderada por Cândido Sobreiro, e no dia seguinte à mesma hora, é apresentada a obra “Eu, Fernão, em Viagem”, de Carlos Moreira, em sessão moderada por Manuella Bezerra de Melo.

Chegados ao fim de semana, no sábado, 9 de julho, há dose dupla para apresentação de livros: “O Bastardo”, de Rebelo Marinho, com moderação de Alexandre Azevedo Pinto; e “Se me Amas Não te Demores”, de Raul Minh’alma, sessão moderada por Sónia Sousa.

Eduardo Agualusa abre “Conversas com” escritores

À semelhança do que acontece com a apresentação de livros, e tal como em anos anteriores, a Feira do Livro de Barcelos, nesta edição de 2022, tem um recheado programa de “Conversas com…”.

A ideia é aproximar autores do público e assim tentar captar novos públicos e novos leitores. No certame livreiro deste ano vão estar em Barcelos: José Eduardo Agualusa, em tertúlia moderada por Tito Couto; Ana Margarida Carvalho e Cristina Carvalho à conversa com José Fanha, António Bagão Félix; João Pinto Coelho e José Carlos Barros (Prémios LeYa 2017 e 2021), e Ondjaki. Todas estas sessões são moderadas por Manuella Bezerra de Melo. Ainda no âmbito das “Conversas com” Barcelos recebe Luísa Castel-Branco, sessão moderada por Tito Couto.

Programa Infantil da Feira do Livro de Barcelos

Já é um hábito mas desta vez sai reforçada a componente de animação infantil da feira do livro. Além das atividades permanentes diárias como Ludoteca, Caixa das ideias “Faz tu mesmo!” Cantinho da leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura.

Todavia, além daquelas ações, destacam-se, ainda, encenações, conversas com escritores, pinturas faciais, oficinas de música, jogos de tabuleiro, e ateliê de barro.

José Ilídio Torres à conversa com… José Ilídio Torres

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: MBCL

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Algumas raparigas são quartos de hotel

Um mundo com mais respeito e tolerância com as mulheres

‘Breve História da Europa’ de Raquel Varela com edição de bolso

A mão do oleiro e o relevo do mundo: lendo ‘A Caverna’, de Saramago

Pub

Categorias: Agenda, Barcelos, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.