Anfiteatro natural vem alargar a rede de áreas verdes envolventes à cidade de Braga

Parque das Camélias é laboratório de adaptação às alterações climáticas

Parque das Camélias é laboratório de adaptação às alterações climáticas

Pub

 

 

O Parque das Camélias, um espaço renaturalizado pelo Município de Braga, apresenta-se agora como mais um pulmão para a Cidade. Este anfiteatro natural veio alargar a rede de áreas verdes envolventes, onde já se incluem o Parque da Ponte, o Parque do Picoto e a Ecovia do Rio Este. O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou este Sábado, 4 de Junho, o local.

Com uma área verde reforçada, novos percursos pedonais, miradouros, zonas de lazer e merendas para a fruição da comunidade, o Parque das Camélias é, igualmente, um laboratório vivo de experimentação de soluções de adaptação às alterações climáticas em meio urbano, estando inserido na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).

Renaturalização do Parque das Camélias acompanhada de parque infantil renovado e novo parque canino

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o Parque das Camélias é apenas um dos exemplos do trabalho que a Autarquia tem desenvolvido em matéria de adaptação às alterações climáticas e cuja estratégia tem sido reconhecida internacionalmente.

No Parque das Camélias é feita uma gestão sustentável da água, com a recuperação de um tanque e utilização de águas pluviais para a rega e para a limpeza urbana da área envolvente. Foram plantadas cerca de 190 árvores e 600 arbustos, priorizando as espécies nativas, enquanto os passeios foram construídos com pavimentos permeáveis que facilitam a drenagem pluvial.

O espaço, que representou um investimento de cerca de 340 mil euros, co-financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), inclui ainda um parque canino e um parque infantil totalmente renovado.

Parque de campismo com condições de excelência 

Acompanhado por Sameiro Araújo, a vice-presidente da Câmara Municipal, e por Altino Bessa, o vereador do Ambiente, entre outros, Ricardo Rio visitou ainda o Parque de Campismo, “uma infra-estrutura cinco estrelas, que está entre as melhores à escala internacional e cujas valências são verdadeiramente diferenciadoras”.

No âmbito da estratégia de requalificação e modernização do Parque de Campismo de Braga, a Autarquia procedeu à modernização das estruturas de apoio, dotando-as de melhores condições tanto para os visitantes como para os funcionários.

A par da ampliação das instalações sanitárias e dos balneários, procedeu-se à criação de uma zona de lavagem e secagem de roupa e engomaria, uma cozinha totalmente equipada com fornos, placas vitrocerâmicas e frigoríficos, churrasqueiras, zona de jogos e salas de apoio.

Com esta intervenção, o espaço está agora dotado de condições de excelência ao nível dos padrões de qualidade e conforto, cumprindo os parâmetros atuais de higiene e segurança.

A intervenção foi financiada pelo NORTE2020, no âmbito de Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho, previstas nas Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE do MINHO INOVAÇÃO, representando um investimento de 562 mil euros e uma comparticipação de 46,22%.

braga - parque das camélias - zona verde - renaturalização - ricardo rio - altino bessa - braga - município de braga

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: Sérgio Freitas / MRG

Braga em busca de soluções para combater alterações climáticas

O Rio Este e as alterações climáticas em Braga

As cidades e as alterações climáticas

grego antigo - curso livre - andré antunes - communitas bracarensis

Sá de Miranda e CEA expõem ‘Fortes e Frágeis’ no Braga Parque

Jóias da Amazónia inaugura ‘Pop-Up Store’ da Póvoa de Varzim

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Mais de 15% das compras na Europa efetuadas online

Doenças cardiovasculares matam 1 em cada 3 portuguesas

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

‘A Rota do Mediterrâneo’ descreve drama dos refugiados em Lamas

God Shave the Queen

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Ambiente, Braga, Clima, Urbanismo

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.