Quase metade dos e-consumidores consomem bens e serviços de forma regular e com preocupações de sustentabilidade cada vez mais evidentes

Mais de 15% das compras na Europa efetuadas online

Mais de 15% das compras na Europa efetuadas online

Pub

 

 

O comércio eletrónico está cada vez mais presente nas nossas vidas. Tanto assim é que cerca de 15,5% das compras dos consumidores europeus são já realizadas online, divulgou a Grande Consumo, com base no estudo ‘e-Consumidores Europeus 2021’. De acordo com esta publicação especializada, os ‘e-consumidores, os chamados compradores regulares, fazem uma média de 43 compras por ano em todos os tipos de categorias de produtos’.

O cenário do comércio eletrónico nunca foi tão diversificado como é hoje. de todas as idades, entre aficionados e epicuristas, passando por consumidores ecosseletivos até aos consumidores que buscam preços conscientes o novo mundo do e-commerce oferece aos consumidores uma liberdade sem precedentes para procurar, comprar e receber praticamente qualquer produto ou serviço em qualquer lugar, a qualquer hora. Neste contexto, o que podem os podem os comerciantes fazer para garantir que estão acompanhar o ritmo das necessidades em constante evolução dos compradores de hoje?

Quase metade dos e-shoppers consomem online de forma regular

A consolidação do comércio eletrónico tem coexistido com o comércio tradicional, dando origem atualmente ao omnichannel, isto é, uma forma de comercialização de produtos e serviços multicanal, que combina a experiência da loja física com a conveniência das compras online.

Encorajados e aumentar o consumo online pelo tempo que passaram em casa durante as quarentenas relacionadas com a pandemia do coronavírus, os e-consumidores regulares são definidos como compradores entre os 18 e os 70 anos que adquirem pelo menos um produto numa qualquer categoria de produtos ou serviços online por mês. Representam já atualmente 48% de todos os e-shoppers europeus e representam 86% da quota de mercado online na Europa.

Muitas categorias de produtos e serviços têm beneficiado do aumento de compras via comércio eletrónico, especialmente equipamentos domésticos e alimentos. Tecnologicamente experientes e frequentemente – se não mesmo constantemente – online, 2/3 dos e-consumidores regulares confiam em seus smartphones para fazerem boa parte das compras e transações que necessitam, nomeadamente alimentos e bebidas, segmento que beneficiou do boom do comércio eletrónico durante a pandemia.

Comércio eletrónico e 5 tipos essenciais de e-consumidores

Embora cada e-consumidor seja distinto, todos eles partilham algumas características em comum. O Barómetro E-shopper, através dos seus resultados, conseguiu agrupá-los em cinco perfis que abrangem as diversas necessidades e exigências de cada um deles.

E-seniors

A última edição do Barómetro E-shopper já tinha revelado o aparecimento dos e-seniors, com o crescente interesse no canal online dos idosos, e o estudo relativo ao ano de 2021 aprofundou este segmento quando ao seu comportamento. Uma das mais relevantes constatações é que uma em cada 10 compras feitas por idosos (com 55 anos ou mais) é já efetuada online.

Entusiastas

Os entusiastas são os compradores online mais experientes. Mais de 80% destes compradores valorizam a conveniência e simplicidade na escolha e aquisição de produtos. Além disso, 2/3 entre eles pensam que podem encontrar online praticamente todos os produtos e serviços de que necessitam.

Epicuristas

Os epicuristas, que representam 13% de todos os e-consumidores europeus, distinguem-se de outros perfis pela facilidade, simplicidade e prazer pessoal que procuram na experiência de compras online. Para estes consumidores, a qualidade do serviço é essencial, razão pela qual quase sempre preferem comprar produtos e serviços de marcas reconhecidas.

Ecosseletivos

Os consumidores ecosseletivos representam 14% de todos os e-shoppers europeus. Compram mais esporadicamente e tendem a utilizar a Internet para comprar produtos mais específicos de determinadas categorias. Além disso, têm também em conta o impacto ambiental das suas compras.

Consciente

Tal como no mundo real, no comércio eletrónico há também clientes sensíveis aos preços dos produtos ou serviços que adquirem. Estes consumidores representam cerca de 10% dos e-shoppers europeus. Estes clientes fazem cada vez mais compras online, mas sempre de forma responsável, comprando produtos quando veem que o preço é o correto.

De facto, devido a uma visão sóbria do consumo, não se importam por serem eles mesmos a levantar os bens adquiridos num qualquer local combinado de acordo com a conveniência, por vezes mesmo aceitando entregas em mão ou levantando  em loja do comerciante.

Consumidores cada vez mais preocupados com consumo sustentável

Flexibilidade de horários, processo simples e fácil de compra, variedade dos locais de entrega e informação sobre o estado da encomenda e seu momento exato da entrega encontram-se entre também entre as características que estes consumidores mais apreciam, revela o estudo ‘e-Consumidores Europeus 2021’.

Além disso, cada vez mais consumidores regulares procuram marcas que garantam processos e produtos sustentáveis. Cerca de metade dos e-consumidores regulares considera que fazer uma compra online sustentável significa comprar um produto amigo do ambiente. Refira-se ainda que 2 em cada 3 dentre eles estariam também dispostos a mudar de loja para encontrar uma opção de transporte mais sustentável.

Imagem: Olya Kobruseva / Pexels

Tecnologia lidera reconhecimento e valor das marcas no grande consumo

Huawei Mate X2, um dos ‘smartphones’ mais atraentes do mercado

Mercado dos telemóveis dobráveis: tendência em constante crescimento

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Mercado de moda em 2ª mão com crescimento exponencial

Conforto e aspecto natural – tendência de decoração para 2022

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

‘Smartphones’ estão a mudar a forma e modelos de trabalho

Pagamentos ‘contactless’ crescem mais de 600% na Black Friday

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Consumo, Economia, Online

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.