Qualidade das águas marítimas do concelho influenciada pela gestão eficiente da rede de saneamento básico

Praias de Vila do Conde renovam 6 bandeiras azuis

Praias de Vila do Conde renovam 6 bandeiras azuis

Pub

 

 

Vila do Conde renovou, em 2022, todas as bandeiras azuis atribuídas, no último ano, a seis praias do concelho. A qualidade da água, para a qual contribui a gestão eficiente do saneamento realizada pela INDAQUA Vila do Conde, é um dos fatores que contribuem para a distinção. Mais ligação à rede, desativação de fossas e investimento na ampliação e manutenção de condutas contam-se entre as melhorias alcançadas pela empresa desde 2009.

As praias da Árvore, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge, Mindelo e Vila Chã, em Vila do Conde, verão a Bandeira Azul – fator preferencial a ter em conta no momento de escolha por muitos veraneantes – hasteada nas respetivas entradas, sinal de que estes locais preferidos de tantos portugueses e turistas estrangeiros podem confiar na qualidade e segurança das respetivas águas e areais.

Cuidados da INDAQUA e do Município de Vila do Conde garantem linhas de água e praias despoluídas

A qualidade da água, um dos mais influentes fatores na atribuição da bandeira Azul a uma praia, depende, entre outros, da correta gestão de saneamento. No caso deste concelho tem vindo a ser assegurada pela INDAQUA Vila do Conde, nos termos do contrato de concessão de serviço público. De acordo com os parâmetros da Associação Bandeira Azul da Europa tem de ser dada “garantia de que eventuais descargas de águas residuais industriais ou urbanas na praia não afetam a sua qualidade” e de que “a comunidade em que a praia se encontra integrada tem de estar de acordo com as normas e com a legislação relativas ao tratamento de águas residuais”.

Em conjunto, a INDAQUA Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde têm realizado diversos investimentos para dar aos vilacondenses e seus visitantes estas garantias, assegurando o correto encaminhamento e tratamento das águas residuais de utilização doméstica e industrial, para que sejam devolvidas ao meio ambiente sem consequências negativas. O alargamento das redes, a desativação de milhares de fossas e o aumento das ligações à rede pública de saneamento traduzem-se em linhas de água e praias despoluídas e consecutivamente galardoadas.

Todas as casas de Vila do Conde dispõem de ligação ao saneamento

“Trabalhamos, em cooperação com a autarquia, para manter a boa gestão dos recursos hídricos, cuja qualidade distingue este concelho tão dedicado ao mar”, explica Alexandre Leal, Diretor Geral da INDAQUA Vila do Conde. “Recentemente, concluímos um Plano de Investimentos que permitiu que todas as freguesias do concelho passassem a ter saneamento e, para além disso, estamos a reforçar a sensibilização dos cidadãos para a importância do seu contributo, garantindo que as suas casas estão ligadas à rede pública e que esta é utilizada devidamente. Em colaboração com a INDAQUA Vila do Conde e com o Município, os vilacondenses são aliados nesta missão de preservação da qualidade ambiental, que nos permite hastear orgulhosamente as Bandeiras Azuis nas nossas praias”.

Praias sob gestão da INDAQUA em Matosinhos e Santa Maria da Feira também com Bandeira Azul

Este ano, são 431 as praias em Portugal galardoadas com a Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, após a avaliação de indicadores como a informação e educação ambiental, a boa gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços. Matosinhos e Santa Maria da Feira, dois concelhos onde a INDAQUA também é responsável pela gestão de águas residuais, renovaram igualmente as suas Bandeiras Azuis. Santa Maria da Feira mantém o galardão na Praia Fluvial da Mâmoa e, em Matosinhos, esta vai ser novamente hasteada em 13 praias.

INDAQUA Vila do Conde conclui alargamento das redes de água e saneamento

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

4 praias Bandeira Azul nesta época balnear em Esposende

Água Monchique usa primeira garrafa 100% biodegradável

Lagarto-de-água, um réptil endémico de aspeto robusto e curioso

Imagem: Indaqua

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Água da rede pública de Vila do Conde 100% segura

‘Urge uma mudança nos padrões de consumo de água’

Continental lança primeiros pneus com poliéster de garrafas PET recicladas

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.