Caminhar em Famalicão à descoberta da paisagem natural e patrimonial do território

Santo do Monte ponto de partida de nova Caminhada Concelhia

Santo do Monte ponto de partida de nova Caminhada Concelhia

Pub

 

 

O Santo do Monte, no Monte de S. Barnabé, no Louro, é o ponto de partida da 9.ª Caminhada Concelhia de Vila Nova de Famalicão. Este sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, é, assim, dia de caminhar em Famalicão e de descobrir a paisagem natural, o património e as aldeias desta freguesia, mas também de localidades limítrofes, como Lemenhe, Cruz e Mouquim. A Caminhada será realizada num percurso circular, com cerca de 16 quilómetros de extensão, estendendo-se pelas quatro freguesias, interligando capelas e igrejas.

Calçado e roupa desportiva confortável, boa disposição e água são os requisitos necessários para este passeio lúdico por terras famalicenses. Para lá disso, não esqueça a obrigatoriedade da inscrição prévia, que garante seguro a todos os participantes e tem de ser efetuada até às 12h00 da próxima sexta-feira, 13, ou presencialmente, no próprio dia, junto da organização.

Viagem pedestre pelas freguesias de Louro, Mouquim, Cruz e Lemenhe

Com início no alto do monte de S. Barnabé, na freguesia do Louro, junto à capela do Santo do Monte, dedicada a Santo Ovídio, o trajeto serpenteia por zonas rurais e matas verdejantes, entrecortadas por riachos e ribeiros, motores de rodízios de um sem número de moinhos, relativos a outras tantas casas agrícolas e senhoriais, e que vão fertilizar as copiosas vinhas para, finalmente, fortalecerem o caudal do rio Este.

trilhos - caminhada - famalicão - caminhada concelhia - louro - lemenhe - cruz - mouquim

Segue-se depois por Lemenhe, por um estradão de terra batida que percorre um árido eucaliptal, atingindo-se o ponto mais elevado do caminho (250m) e o meio da caminhada. Inicia-se, então, a descida e percorre-se a Mata e Quinta de Pindela, em São Tiago da Cruz, classificadas como Monumento de Interesse Público. O regresso faz-se por Mouquim, ao encontro da Adega da Casa da Torre, já no Louro, e avança-se para a ecovia da Formiga, que se percorre até ao final, subindo-se para regressar ao ponto de partida: o terreiro do Santo do Monte.

vila nova de famalicão - rede de trilhos municipais - caminhada concelhia - famalicão - 14052022 - louro - lemenhe - cruz - mouquim

Rede Municipal de Trilhos de Famalicão contempla 5 percursos oficiais

As Caminhadas Concelhias são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas. A sua organização tem dado origem à criação dos Trilhos de Famalicão, cinco deles já sinalizados e com informação disponível a partir do portal do município.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Famalicão vai contar com Rede Municipal de Trilhos da Natureza

Imagens. 0) MVNF, 1) VNFiD, 2) CdP

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

‘O homem que plantava árvores’ semeia a esperança de um mundo novo

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.