Teatro de Balugas promove línguas minoritárias em evento onde o teatro comunitário e amador identitário de uma região ou de uma língua ou dialeto tem palco

Um novo festival internacional de teatro nasce em Barcelos

Um novo festival internacional de teatro nasce em Barcelos

Pub

 

Um novo festival de teatro internacional vai nascer em Barcelos pela mão do Teatro de Balugas, uma companhia residente em Balugães que tem vindo a obter reconhecido mérito nacional e internacional pela qualidade dos trabalhos em que se tem envolvido. De seu nome completo LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias, o novo evento foi apresentado no Café Concerto do Theatro Gil Vicente, este domingo, 8 de maio, na presença da vereadora da Cultura do Município de Barcelos, Elisa Braga, do programador do teatro, Luís Ferreira, e da companhia Teatro de Balugas, organizadora do festival.

Trata-se de um certame dedicado às línguas da terra, onde o teatro comunitário e amador identitário de uma região ou de uma língua ou dialeto tenha palco.

O que perdemos quando morre uma língua?

A resposta a esta pergunta levou a companhia à criação deste novo festival: a importância do teatro como expressão de resiliência da mesma, porque quando morre uma língua, morre todo um legado outrora transmitido de geração em geração.

Nas palavras da organização, “este Festival pretende não só ser uma mostra de teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto”.

Programa do novo Festival de Teatro em Línguas Minoritárias

Com início no Dia de Camões e da Língua Portuguesa, 10 de junho, o LÍNGUA vai decorrer também nos dias 11 e 12, no Theatro Gil Vicente e na Biblioteca Municipal, em Barcelos. O Festival vai abrir com um espetáculo em Mirandês, realizado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, um espetáculo em Estremenho (da região espanhola da Estremadura) pela companhia De La Burla Teatro e outro em Sassarese (da região italiana da Sardenha) pela companhia Paco Mustela.

O certame contará, ainda, com debates sobre a importância do teatro como expressão para a salvaguarda e a difusão das línguas minoritárias, focando o trabalho das companhias presentes no seu território e a apresentação do contexto cultural de cada uma das línguas desta edição, com a presença de linguistas, académicos e agentes culturais de Portugal, Espanha, Itália e Reino Unido.

Além disso, no novo festival LÍNGUA haverá também espaço para formação, com a oficina sobre commedia dell’arte “Né noi, né gli altri: il corpo, la maschera, la scena”, dirigida por Francesco Facciolli e Scilla Sticchi e a oficina de criação em teatro documental “Eu uso termotebe e o meu pai também”, dirigida por Ricardo Correia e a Casa da Esquina.

O LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias é organizado pela companhia Teatro de Balugas e pelo Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias. Conta com o financiamento do Município de Barcelos, Direção Regional de Cultura do Norte, Fundação INATEL e tem o apoio de várias entidades nacionais e internacionais.

novo festival de teatro - língua - barcelos - teatro de balugas

Mães entendem muito de estrelas e pássaros…

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

A brutalidade da minúcia: instantâneos a partir de Rui Nunes

Imagens: TdB

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

O que é ‘isto’ da reabilitação urbana!?

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.