Continental lança primeiros pneus com poliéster de garrafas PET recicladas

Continental lança primeiros pneus com poliéster de garrafas PET recicladas

Pub

 

 

A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar a produção em série de fio de poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas de plástico PET. O novo material de alto desempenho será utilizado em algumas dimensões dos pneus PremiumContact 6, EcoContact 6 e AllSeasonContact. A empresa substitui, assim, o poliéster convencional na carcaça dos pneus selecionados. Um conjunto de pneus standard de um automóvel de passageiros utiliza cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em setembro de 2021, a Continental revelou, pela primeira vez, a tecnologia ContiRe.Tex, desenvolvida internamente. Utiliza fio de poliéster, que é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas. Isto torna a tecnologia mais eficiente, comparativamente com outros métodos padrão utilizados no processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm exclusivamente de regiões sem um circuito fechado de reciclagem (a reciclagem de circuito fechado é um processo em que os resíduos são recolhidos, reciclados e reutilizados para voltar a produzir o mesmo produto original). Num processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas das mesmas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster.

“Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, vão incluir fio de poliéster a partir de garrafas PET, num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável”, diz Ferdinand Hoyos, responsável pela Área de Negócio Mercado de Substituição da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Acrescenta, “estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção “.

Continental fabrica os primeiros pneus com garrafas PET recicladas em Lousado

Todos os pneus produzidos com tecnologia ContiRe.Tex provêm da fábrica de pneus da Continental em Lousado, em Vila Nova de Famalicão.

Os pneus com tecnologia ContiRe.Tex têm um logótipo especial na parede lateral, onde se lê “Contém Material Reciclado”.

O fio poliéster feito de PET é usado há muito tempo como material na montagem de pneus de passageiros e camiões ligeiros. Os cordões têxteis absorvem as forças da pressão interna do pneu e permanecem estáveis, mesmo sob cargas e temperaturas elevadas. Para tornar os pneus ainda mais eficientes no consumo de energia e amigos do ambiente no fabrico, utilização e reciclabilidade, a Continental está a investigar intensivamente materiais alternativos para a sua produção.

Em setembro de 2021, o fabricante de pneus premium estreou o Conti GreenConcept, utilizando poliéster proveniente de garrafas de plástico reciclado na carcaça, na IAA MOBILITY. Para a segunda temporada da série de corridas all-electric Extreme E, que teve início em fevereiro de 2022, a Continental desenvolveu um pneu que também utiliza o ContiRe.Tex. Os veículos de apoio ao Tour de France deste ano serão também exclusivamente equipados com pneus ContiRe.Tex.

Continental celebra 150 anos na vanguarda da mobilidade

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Os acessórios mais populares para automóveis

Rampa da Falperra espera levar 150 mil aficionados à Cidade de Braga

Imagem: Continental

Novo Megane E-Tech 100% elétrico está quase a poder ser encomendado

Água Monchique usa primeira garrafa 100% biodegradável

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

4 praias Bandeira Azul nesta época balnear em Esposende

Joias preciosas da atualidade com ‘look’ glamoroso e elegante

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.