Documento procura ‘apoiar o crescimento e a recuperação económica do país’, dando prioridade ao ‘aumento do investimento e do rendimento das famílias’
OE2022 procura responder ao país com as prioridades certas

Pub
A proposta de Orçamento do Estado para 2022 acaba de ser aprovada, na generalidade, no Parlamento. Segundo António Costa, primeiro-ministro de Governo pela terceira vez consecutiva nomeado pelo Partido Socialista, este é ‘um Orçamento que prossegue uma política de contas certas, condição essencial para melhorar a vida das famílias e o financiamento das nossas empresas’.
Um Governo coerente e responsável, referiu António Costa no início do debate parlamentar da proposta do OE2022, não podia deixar de ‘afirmar e de reafirmar, medida a medida’, o que apresentou aos portugueses na anterior legislatura, mantendo ‘as prioridades, os mesmos objetivos estratégicos, a mesma ambição de acelerar o crescimento e a convergência no reforço da coesão social’.
António Costa quer prosseguir convergência com União Europeia
A ‘bárbara invasão da Ucrânia pela Rússia’, com fortes consequências nos planos estratégico geopolítico, mas também humanitário, social e económico, tem ‘reflexos expressivos no aumento dos preços da energia e na rutura das cadeias de abastecimento’. Perante o cenário de ‘incertezas’ a que o país está sujeito, António Costa garantiu, no entanto, que o Governo, virada a página da crise política, ‘está preparado para manter o foco em Portugal e nos portugueses’.
Portugal não pode ‘abandonar a trajetória da convergência com a União Europeia, nem abrandar a marcha e muito menos inverter o rumo que os portugueses nos traçaram’, referiu António Costa.
Orçamento de Estado com mais apoios para famílias e empresas
A prioridade do Governo é o apoio ao crescimento e à recuperação económica do país, ‘através do aumento do investimento e do rendimento das famílias’, considera o primeiro-ministro António Costa. ‘Mesmo perante um novo contexto geopolítico e um cenário de inflação, ainda que [previsivelmente] temporário’, é preciso manter a ‘plenitude desta opção’, agindo com medidas económicas ‘robustas e eficazes’, no sentido de ‘conter os preços da energia’ e ‘mitigar o choque inflacionista’, apoiando as famílias e as empresas a ‘acelerar a transição energética e protegendo a coesão social e o crescimento económico’.
Reduzir a pobreza com reduções de carga fiscal e aumento de apoios a famílias e empresas
Entre as muitas medidas aprovadas pelo Governo para aliviar famílias e empresas, destaque para a nova descida do ISP, o que permitirá baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro, medida que será acompanhada por descidas de impostos e de subvenções ‘em mais de mil e trezentos milhões de euros’ que correspondem a apoios às famílias e às empresas.
Entre outras, as pensões terão atualizações com efeitos retroativos a 1 de janeiro, mas o Orçamento de Estado 2022 contempla também o desdobramento dos escalões do IRS, o aumento do mínimo de existência, o aumento ‘para o triplo’ das bolsas para os jovens que pretendam fazer os seus mestrados, a redução dos impostos para todos os que iniciaram a vida ativa, melhorando o IRS Jovem. Entre as medidas destacadas pelo líder socialista do Governo, figuram ainda a gratuitidade geral das creches, a dedução fiscal adicional a partir do segundo filho (agora também para crianças até aos seis anos), e a garantia infantil, que vai permitir ‘reduzir a pobreza na infância, retirando mais de 120 mil crianças da situação de pobreza extrema’.
Reforço do investimento em infraestruturas, serviços públicos e estímulo à competitividade empresarial
Quanto ao investimento, e com o objetivo de continuar a trajetória de crescimento e de convergência, outras das vertentes de atuação serão as infraestruturas, habitação, reforço dos serviços públicos, ‘em especial o SNS’, e o ‘investimento empresarial’ – o Fundo de Capitalização e Resiliência dispõe de uma verba de mais de mil e trezentos milhões de euros para ‘recapitalizar as empresas e apoiar o seu crescimento‘. O Governo vai ainda reforçar o Banco Português de Fomento com uma verba de mais 250 milhões de euros, para ‘facilitar o acesso ao financiamento’, sobretudo das pequenas e médias empresas, estimulando assim a ‘competitividade e a criação de emprego estável’. O pagamento especial por conta vai também acabar e aliviar a tesouraria das pequenas e médias empresas.
Amortização de dívida essencial à recuperação económica
O executivo socialista quer manter a estabilidade orçamental responsável e o compromisso de contas certas, atitude que permitiu em 2021 ‘pagar menos três mil milhões de euros em juros da dívida face a 2015’, garantindo que os portugueses podem contar com este Governo ‘para prosseguir a plena realização dos seus direitos’.
Este é um Orçamento que prossegue, assim, o objetivo de ‘apoiar o crescimento e a recuperação económica do país’, dando prioridade ao ‘aumento do investimento e do rendimento das famílias’, sintetiza, António Costa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Hidrogénio e amónia verdes avançam transição energética em Portugal
Imagem: PS
VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.
O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):
Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Contacte-nos para situações especiais.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘As pessoas não precisam de apoios sociais, precisam de trabalho digno’
Quem deve pagar esta crise? Um debate com Susana Peralta e José Miguel Júdice

Verba adicional é superior a 1 milhão de euros anuais e está relacionada com a alteração do novo quadro de competências
Vila Verde reforça em cerca de 40% transferência de recursos financeiros para as freguesias

Crescimento elevado e baixa inflação, quando comparado com resto da Europa, são considerados ‘um bom sinal’
Portugal cresce acima da Zona Euro no 1º trimestre de 2022

Conclusão de Barómetro de Risco Allianz após consulta a mais de 2500 especialistas em Portugal e no resto do Mundo
Cibercrime, a maior preocupação das empresas em 2022

‘Nem ao diabo – ardiloso como ninguém – lembraria pagar “prémios de desempenho” aos membros da administração do Novo Banco’
‘Como se atrevem?’
Comente este artigo
Only registered users can comment.