Manutenção do Famalicão ao Virar da Esquina

Manutenção do Famalicão ao Virar da Esquina

Pub

 

 

O FC Famalicão recebeu e venceu o Estoril Praia em jogo de cariz decisivo para as contas da manutenção nesta I Liga Bwin na Ronda 32° deste campeonato nacional de Futebol. Foi um dos melhores jogos do FC Famalicão numa temporada que está apenas a dois jogos do seu fim. Para atingir os seus objectivos, o FC Famalicão soube fazer das suas óptimas individualidades uma equipa colectiva.

Defesa … ‘sempre a defesa’!

O clube de Famalicão possui Não há que nem como o negar, o clube de Famalicão possui uma das piores defesas da I Liga Bwin. Os Números são esclarecedores: 47 golos sofridos em 32 jogos não são sinónimos de uma defesa sólida.

Sendo certo que os Defesas Centrais Famalicenses têm o seu talento, não se complementam bem e não encaixam colectivamente.

Durante o jogo, o FC Famalicão foi tendo mais posse de bola e praticando um futebol organizado. Todos trocaram o esférico, de forma entrosada, e todos jogaram bem, mas a defesa ia deixando algumas marcas negativas pelo meio.

Com Riccieli a cabecear bastante ao lado da baliza de Thiago Silva, o primeiro sinal de algum perigo foi do FC Famalicão quase logo aos 5 minutos.

No entanto, logo na primeira vez que o Estoril Praia subiu até à grande área Famalicense o mesmo Riccieli teve que tirar o esférico de possível perigo para canto estorilista. Na sequência desse canto pelo lado esquerdo, Ferraresi aparaceu sozinho com total liberdade para atirar. Valeu (mais uma vez) Luiz Junior ao fazer a ‘mancha’.

A Defesa Famalicense é composta por defesas altos e imponentes fisicamente, mas quando apanham (muitas vezes) futebolistas com criatividade, como os do ataque deste Estoril mas também de muitas outras equipas (porque a técnica e o talento são cada vez mais trabalhados), a insegurança vem ao de cima, ficam sem saber o que fazer e ‘tremem’ muito. São Fortes e Lutadores, mas as limitações são por demais evidentes. E uma equipa com uma defesa sólida é ‘meio caminho’ para o sucesso futebolístico.

Ferraresi Expulso por Decisão do VAR

Uma das melhores unidades estorilistas – Ferraresi – podia ter marcado aos 8 minutos, pouco depois do primeiro lance de perigo Famalicense.

No entanto, num lance de ataque do FC Famalicão que apanhou a defensiva do Estoril Praia descompensada, o defesa central Venezuelano comete falta tática obrigatória sobre um atacante Famalicense e o árbitro Manuel Oliveira decidiu-se pelo cartão amarelo.

Decorria o minuto 13. O VAR chamou o árbitro da partida. Analisaram a entrada, os seus ‘prós & contras’ e acabariam por se decidir pelo vermelho a Ferraresi.

Expulsão exagerada, na nossa opinião, e que revela um critério curto da equipa de arbitragem (neste caso com preponderância do VAR).

Substituição Estratégica e Certeira

A partir da expulsão pensou-se que iria existir uma maior superioridade do FC Famalicão. E asim foi, mas só depois de o Treinador Rui Pedro Silva ter decidido na hora certa lançar para o jogo Jhonder Cadiz e passar de um esquema de três centrais para um esquema 4-4-2 com dois pontas de lança.

O FC Famalicão lancou-se mais ao ataque e o Estoril, que até ao minuto 43 (minuto da substituição) jogava de igual para igual , passou a remeter-se mais à defesa.

Não seria, no entanto, por Jhonder Cadiz que nasceu a construção da jogada para o primeiro golo. De La Fuente, a meio campo, trocou a bola com Heriberto que, ao receber na faixa direita, cruzou para o ataque para Simon Banza tentar visar a baliza estorilista. O esférico sobra, então, para Adrián Marín que, oportuno, ao segundo poste, atirou para o primeiro golo. Estávamos Mesmo em cima do intervalo, decorria o minuto 48, o 3° do tempo de compensação da primeira parte.

golo - fc famalicão - i liga bwin - futebol - campeonato nacional - disputa de bola - meio-campo

Estoril Praia Nunca Deixou de Procurar Outro Resultado

Partir para a segunda parte em vantagem numérica e no marcador teve influencia motivacional no resultado do fio de jogo Famalicense. Da mesma forma, foi também um ‘soco no estômago’ para o Estoril Praia. A equipa estorilista, ainda assim, nunca  deixou de tentar outro resultado e logo no início da segunda parte podia ter marcado com Luiz Junior a ter que fazer duas grandes defesas. A Segunda defesa é a remate de Arthur que mostrou na ocasião pormenores da sua classe.

VAR já faz parte do Quotidiano do Futebol Português. Que tal a Tecnologia para a Linha de Golo!?

Houve um lance de ataque caricato dos Famalicenses com Jhonder Cadiz a ganhar nas alturas: Alex Nascimento cabeceou em cima da linha de golo onde se encontravam 3 defensores estorilistas que conseguiram retirar o esférico (possivelmente) mesmo em cima da linha. A bola pareceu entrar na totalidade, mas as imagens não são nada esclarecedoras. Que tal aplicar também a tecnologia à linha de golo!?

‘Estrelinha’ de Heriberto

A dado momento, Jhonder Cadiz recebeu de Bruno Rodrigues que dançou sobre a faixa da direita e serviu Heriberto para de primeira marcar o segundo golo Famalicense – grande Alegria e Alívio para a #VILANOVA que, ainda assim, não duraria muito.

Heriberto Tavares reforçou o FC Famalicão em janeiro da época passada. Ficou na memória dos fãs famalicenses o golo que carimbou a manutenção na Primeira Liga em Vitória, frente ao Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques. Neste jogo que pode ser decisivo para a manutenção do FC Famalicão na I Liga Bwin assistiu para o primeiro golo e marcou o segundo golo do FC Famalicão.

Parece ser um futebolista com a ‘estrelinha’ para os jogos decisivos. É muito bom ter futebolistas com essa característica nas equipas.

‘Tantas vezes o Cântaro vai à Fonte’…

Infelizmente para o FC Famalicão, logo Passados 2 minutos, Rui Fonte marcou o golo de honra estorilista num remate forte e colocado, Golo Merecido pela produção atacante do Estoril Praia.

‘Sprint’ de Junior Kadile faz o Xeque-Mate

Alguns minutos depois, há uma bola enviada à barra de Thiago Silva por Simon Banza.

Seria, no entanto, o avançado Kadile que marcou o golo que definitivamente decidiu o resultado a favor do FC Famalicão.

J. Kadile aproveitou o facto de a equipa estorilista estar toda subida no terreno para usar uma bola parada para fazer o empate. Lançou-se num sprint de ‘quase 100 metros’, galgou metros & metros apoiado por Pedro Marques (que lhe fez o passe mesmo antes do meio-campo) e fez o Xeque-Mate na partida.

Ainda um futebolista a referir neste jogo é De La Fuente que esteve irrepreensível durante toda a partida e ameaça seriamente o lugar de Diogo Figueiras.

Manutenção do FC Famalicão Praticamente Garantida

Com esta vitória, FC Famalicão perfaz 7 pontos de vantagem em relação ao 16º classificado no Campeonato Nacional de Futebol, o Moreirense. Há, contudo, que aguardar pelos resultados dos adversários directos, porque ainda há 9 pontos em disputa para essas equipas: Boavista, Vizela, Arouca, Moreirense, Tondela e Belensenses.

Na próxima segunda feira, dia 9 de Maio, o FC Famalicão desloca-se ao Estádio do Jamor para jogar frente ao B-SAD em jogo que se realiza às 20h15.

golo - fc famalicão - i liga bwin - futebol - campeonato nacional - público

golo - fc famalicão - i liga bwin - futebol - campeonato nacional

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

FC Famalicão Feminino na Final da Prova Rainha do Futebol em Portugal

Encontro Luso-Galaico de BTT em Esposende reúne quase 1000 ciclistas

Rampa da Falperra espera levar 150 mil aficionados à Cidade de Braga

Imagens: 0, 2, 3) FCF 1) EPSAD

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

VILA NOVA é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

JYSK reabre a sua loja de decoração em Famalicão

Conforto e aspecto natural – tendência de decoração para 2022

Últimas tendências em mesas de jantar unem design e preço

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Francisco Oliveira

Viciado em Imprensa Futebolística desde miúdo, época em que devorava Jornais & Revistas Futebolísticas. Desfruta da Escrita Futebolística desde que começou a escrever para a Página Só nas 4 Linhas na temporada 2018/19. Criador & Pensador da Página Culto Futebolístico nos tempos livres (como sempre!).

Comente este artigo

Only registered users can comment.