Autarca Bracarense destaca exercício da livre cidadania e poder local como essência e garante da Revolução dos Cravos

Braga evoca 25 de Abril salientando valores da Democracia e Liberdade

Braga evoca 25 de Abril salientando valores da Democracia e Liberdade

Pub

 

 

Para celebrar a Revolução dos Cravos olhando o futuro sob diferentes perspetivas, Braga realizou esta Segunda-feira, 25 de Abril, uma sessão solene evocativa dos 48 anos decorridos sobre a efeméride. A cerimónia, coordenada por Ricardo Rio e Hortense Santos, respetivamente presidente da Câmara Municipal de Braga e da sua Assembleia Municipal, realizou-se no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, ficou marcada pela participação de jovens e de representantes de diversas estruturas juvenis que evocaram os valores da Democracia e da Liberdade.

Jovens de Braga expressam opinião sobre o país, o mundo e a herança de Abril

Para Ricardo Rio, a celebração do 25 de Abril é um exercício de memória sempre “oportuno e necessário”, nomeadamente para as gerações mais jovens. Foi por este motivo, explicou o Autarca, que o Município de Braga decidiu realizar uma sessão evocativa com um formato diferente, dando a oportunidade aos jovens do Concelho de expressarem a sua opinião sobre o país, sobre o mundo e sobre a herança de Abril.

“O 25 de Abril deu-nos o poder de transformar as nossas convicções e causas individuais num exercício de escolha, algo que se materializa não só nos actos eleitorais, mas também no confronto de ideias que deve ser estimulado na nossa comunidade”, referiu Ricardo Rio na cerimónia que contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Hortense Santos, de vereadores, deputados municipais, de representantes de diversas autoridades civis, militares e académicas, assim como de diversas estruturas políticas e de juventude.

Ricardo Rio destaca poder local e exercício de cidadania activa na celebração de Abril

De entre as diversas transformações ocorridas no país a partir de 1974, Ricardo Rio destacou a criação do poder local democrático. “Temos hoje um poder local de proximidade, consciente das necessidades dos territórios e dos cidadãos, um poder verdadeiramente transformador. Um poder de proximidade, que não seja centralista, que não congregue numa única esfera de decisão todos os recursos é, seguramente, mais capaz de responder aos anseios da população”, afirmou, defendendo a optimização do actual modelo, através de uma nova revisão administrativa do país.

O Autarca Bracarense terminou a sua intervenção com um apelo ao exercício da cidadania activa, nomeadamente dos mais jovens. “É através dos jovens e da sua voz que se celebra Abril e se olha de diferentes formas o futuro”, disse.

Braga - 25 de Abril - celebração

’25 de Abril sempre!’

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Metro de superfície une Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães

PCP reclama prioridade para o comboio no Quadrilátero Urbano

Imagens: MBRG

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

‘Artistas Malditos’: loucura e obsessão em curso online

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Braga, Democracia, Liberdade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.