‘Abril com Cantigas do Maio’ volta a acontecer em Guimarães

‘Abril com Cantigas do Maio’ volta a acontecer em Guimarães

Pub

 

 

“Abril com Cantigas de Maio”, um evento que marca a celebração da aurora da Democracia e Liberdade que, desde 25 de abril de 1974, se instaurou em Portugal, volta a acontecer, em Guimarães em 2022. Marca forte da colaboração entre a autarquia e o tecido associativo vimaranense viu o seu programa ser apresentado esta segunda-feira, 11 de abril, no Círculo da Arte e Recreio, pela Câmara Municipal de Guimarães.

Neste ano em que se celebra a ultrapassagem da duração da Democracia sobre o tempo de Ditadura, são três os temas de rememoração escolhidos pelas entidades que organizam o evento, a saber: Adriano Correia de Oliveira, na passagem do 80º do seu nascimento, José Mário Branco e, por fim, Circultura, a iniciativa cultural vimaranense dos anos 80.

Na sessão de apresentação de ‘Abril com Cantigas do Maio’, que irá decorrer entre 24 de abril e 1 de maio, Paulo Lopes Silva, o vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, destacou a colaboração que este ano foi encetada com o Centro Adriano Correia de Oliveira, que terá como resultado um concerto em comemoração dos 80 anos do músico português, que terá lugar no Teatro Jordão, e que se realizará no Dia Internacional do Jazz, bem como o facto de, e após o levantamento de restrições resultantes da pandemia, o concerto “Sons da Liberdade” poder contar com um coro formado pela comunidade vimaranenses, intitulado “Coro da Liberdade”.  Para o vereador, transmitir os valores democráticos às novas gerações é um dos objetivos do evento, numa altura em que se apela à capacidade de resistir perante os ataques de que estes são alvo nos dias de hoje. Paulo Lopes Silva disse que é importante “recordar o legado” para que não sejam cometidos erros.

Destaque ainda para o aspeto colaborativo da construção destas comemorações que, ano após ano, têm vindo a envolver mais associações e a utilizar os espaços nobres de consumo cultural da cidade, como são exemplo este ano o Teatro Jordão, o CCVF e as sedes das associações. O espaço público também não é esquecido, com a participação da Escola de Música do Círculo de Arte e Recreio no centro da cidade.

Na sessão de apresentação de ‘Abril com Cantigas do Maio’ 2022 estiveram presentes, para lá de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, Filipa Pereira, do C.A.R., Carlos Rosa, do Centro Adriano, Carlos Jordão, da Associação Convívio, Carlos Mesquita, do Cineclube de Guimarães, Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, e Torcato Ribeiro, do CICP Centro Infantil e Cultural Popular. Marcaram ainda presença o maestro Vasco Faria, da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, e Jorge Nascimento, dos Osmusiké – Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda.

A entrada nos eventos é gratuita, sujeita ao limite de lotação dos espaços, exceto o concerto “Sons da Liberdade”.

sons da liberdade - abril com cantigas do maio - guimarães - democracia - liberdade - 25 de abril - adriano correia de oliveira - josé mário branco - circultura

Nutrir a biodiversidade para dar saúde às pessoas e ao planeta

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

’15 Years’ depois Emmy Curl tem mais um disco

Classicismo abre 9ª edição do West Way Lab em Guimarães

Imagens: 0) SMP 1) MGMR

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Civitas Braga anuncia aulas de Português para Ucranianos

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.