Classicismo abre 9ª edição do West Way Lab em Guimarães

Classicismo abre 9ª edição do West Way Lab em Guimarães

Pub

 

 

6 de abril marcou o lançamento de um novo West Way Lab, em Guimarães, desta vez em 9ª edição, mas praticamente no figurino habitual. Neste primeiro dia, esteve em evidência: a CRIAÇÃO. As honras de abertura foram para o Ensemble Caleidoscópio, sob a batuta de Bruno Pernadas.

O Ensemble Caleidoscópio é um projeto musical formado por oito músicos provenientes de várias localidades da região do Minho. Criado de raiz no contexto do Festival Caleidoscópio 2022, este Ensemble – sob direção artística do compositor e multinstrumentista Bruno Pernadas – tem como principal objectivo fomentar a criação musical em comunidade, através da exploração de composições originais dos vários elementos do grupo. A instrumentação deste octeto permite aos seus intervenientes uma maior exploração sónica e focar as composições originais nas várias possibilidades melódicas, harmónicas e rítmicas, fazendo uso de várias técnicas de harmonização e arranjos e improvisação livre e harmónica, entre muitas outras abordagens musicais.

Diga-se desde já, combo muito virtuoso, e de grande nível musical, notando-se a influencia e o dedo do seu mentor e orientador. De realce, enveredaram por caminhos mais arrojados – ao interpretar 8 temas originais – 1 por cada 1 dos seus componentes, e ficando para o fim, um tema com intervenção de Bruno Pernadas no xilofone.

Após pausa para retemperar forças, a jornada seguiu para o palco do Vila Flor Café-Concerto, para apresentação pública do trabalho das residências artísticas, que decorreram em Candoso, na semana transacta, pelas duplas Christina Quest + Catharina Boutari e Jorge da Rocha + Yann Cleary.

As primeiras, numa nuance, entre o fado e a música tradicional portuguesa, muito bem correspondida pela alemã Christina Quest ao desafio proposto, com volta triunfal e animada de Boutari, numa de puxar e animar o público presente.

Os seguintes: Rocha & Cleary, num registo algo diferente, ao estilo de músicas do mundo, a fazer lembrar Paul Simon, nos primórdios, com a mistura spoken word do francês Yann Cleary.

A jornada inaugural do West Way Lab promete, assim, um nível elevado para os próximos dias e noites. A 9ª edição do Westway LAB apresenta na sua edição de 2022 mais de vinte projetos musicais, divididos por dois dias (8 e 9 de abril), com os concertos de sábado a envolver o centro da cidade de Guimarães. O Centro Cultural Vila Flor será onde decorrerão os concertos ao final do dia, divididos por três palcos.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagem: 0) AM 1) WwL

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Cultura, Guimarães, Música

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.