Prosseguem ações de solidariedade em favor das vítimas de uma devastadora guerra

Mais 34 refugiados da Ucrânia recebidos em Vila Verde

Mais 34 refugiados da Ucrânia recebidos em Vila Verde

Pub

 

 

Um grupo refugiados da guerra na Ucrânia foi recebido hoje em Vila Verde, ao abrigo da cooperação estabelecida pelo Município com a plataforma de cooperação liderada pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Os 34 refugiados – na maioria mulheres e crianças, incluindo várias com apenas 1 ano de idade – foram instalados na requalificada antiga Residencial Martins, da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

Refugiados obrigados a fugir em desespero

A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, deu as boas-vindas ao grupo, disponibilizando “todo o apoio para a melhor adaptação e integração, num momento extremamente duro e difícil, face às consequências devastadoras da guerra”.

Como lembrou a autarca, são pessoas que acabam de perder familiares devido à guerra, para além de terem sido obrigados a fugir em desespero, deixando tudo para trás, para salvarem as próprias vidas e as dos filhos.

Júlia Fernandes esteve acompanhada nesta receção ao grupo de ucranianos pelo provedor da Misericórdia, Bento Morais, e colaboradores da instituição, assim como pelo vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, e pela técnica do serviço de ação social do Município, Alexandrina Cerqueira.

Um médico e uma tradutora ucranianos assumiram o trabalho de intérpretes, ajudando na organização logística e instalação do grupo na antiga Residencial Martins.

Primeira leva de refugiados Ucranianos já se encontra instalada em Ponte S. Vicente, Pico de Regalados, Vila Verde e Vade

Os refugiados ucranianos – oriundos de diferentes zonas sob ataque militar da Rússia – fizeram uma viagem de três dias em autocarro, desde a cidade polaca de Cracóvia até Vila Verde.

No concelho de Vila Verde estão já instalados refugiados vindos daquele país em instalações do Centro Social Vale do Homem em Ponte S. Vicente e em casas cedidas por famílias vilaverdenses, designadamente Vila Verde, Pico de Regalados e Vade.

Várias ações de solidariedade para recolha de bens e apoios a favor dos ucranianos têm sido organizadas por diversas instituições no concelho. Continuam também disponíveis para receber ajudas solidárias a Loja Social de Prado (das 90h30 às 16h00) e o Serviço de Ação Social do Município de Vila Verde (8h30-13h00 e 14h00-16h00).

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Zonas ribeirinhas de Vila Verde alvo de valorização ambiental

Imagens: MVVD

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

‘Vale + Nascer Vilaverdense’ combate baixa natalidade em Vila Verde

Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Solidariedade, Vila Verde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.