Atividades de animação destinadas a famílias com início a 26 de março procuram estimular a devolução de espaço urbano às pessoas

‘Viva a Rua’ convida a experimentar ruas sem carros em Santo Tirso

‘Viva a Rua’ convida a experimentar ruas sem carros em Santo Tirso

Pub

 

 

Santo Tirso vai viver, no dia 26 de março, o primeiro de três sábados em que a população será desafiada a experimentar as ruas centrais da cidade sem carros, no âmbito da iniciativa “Viva a Rua”.

Nos dias 26 de março, 28 de maio e 30 de julho, o trânsito e o estacionamento no eixo central da cidade será suspenso, dando lugar à vida nas ruas, no âmbito de uma iniciativa coordenada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e que irá incluir um programa de atividades organizado com a população, o comércio e organizações locais.

As artérias envolvidas serão a Praça Camilo Castelo Branco, a Praça Conde de S. Bento, a Rua de José Luís de Andrade, o Largo do Coronel Baptista Coelho e a Rua Dr. António Augusto Pires de Lima.

Devolver espaço urbano às pessoas

Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “o objetivo é desafiar as pessoas a experimentarem como seria se abdicassem de trazer as suas viaturas até ao eixo central da cidade e optassem por usufruir destas ruas a pé ou de bicicleta”.

“Esta é uma experiência que visa a sensibilização da população e que está a acontecer em toda a Europa, onde as cidades procuram soluções para devolver espaço urbano às pessoas, revitalizando os centros, estimulando a mobilidade ativa e o uso do comércio local, reduzindo a poluição e o ruído e, no fundo, tornando as ruas e as cidades muito mais inclusivas”, acrescenta.

‘Viva a Rua’ resulta de integração da cidade na Rede Europeia URBACT

A iniciativa “Viva a Rua” resulta da integração de Santo Tirso na rede de cidades europeias URBACT – Thriving Streets (Ruas Prósperas), que tem fomentado experiências idênticas em vários países. O programa é alargado e proporciona diversos momentos de animação destinados às famílias.

O primeiro sábado dedicado ao “Viva a Rua” será já no próximo dia 26 de março e vai incluir um programa de atividades que se estenderá entre as 10h00 e as 18h00.

A Praça Camilo Castelo Branco será “palco” dos Mercados & Mostras Urbanos – Bazar d’Artes & Ofícios e, ainda, de momentos para a degustação de Vinho Verde, Licor de Singeverga e Licor de Rosas. Ao longo de todo o dia, decorrerá em simultâneo a mostra coletiva situArte.

Na Praça do Conde de S. Bento terá lugar uma experiência de golfe, em que a população será convidada a experimentar esta modalidade, bem como aulas para aprender a andar de bicicleta, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo. No local, haverá ainda um espetáculo de dança da CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

A Rua de José Luís de Andrade estará inteiramente dedicada aos jogos tradicionais, numa ação dinamizada pelos agrupamentos de escuteiros.

No Largo do Coronel Baptista Coelho vai ser possível experimentar bicicletas elétricas, no âmbito do serviço PEDALA. Haverá, ainda, uma Oficina Experimental de Educação Ambiental e um bar de águas aromatizadas.

A Rua do Dr. António Augusto Pires de Lima estará dedicada a aulas de spinning, para as quais os interessados deverão inscrever-se nos ginásios Breakgym, D’Alma e Corpo e Ginásio Alive. No mesmo local estará a decorrer a exposição Ruas Vivas Pela Europa Fora.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho - consumo - consumidor - cliente

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagens: MSTS

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Amordaçar a Imprensa em Vila Nova de Famalicão

Santo Tirso vai esterilizar animais de estimação de famílias carenciadas

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.