Professores e pessoal não docente participaram em formação sobre plataforma digital da DreamShaper para generalização da aplicação da nova estratégia educativa

Colégio Alfacoop na vanguarda do ensino com projeto Educação 5.0

Colégio Alfacoop na vanguarda do ensino com projeto Educação 5.0

Pub

 

 

O Colégio Alfacoop, de Ruílhe, em Braga, realizou, durante a interrupção letiva, uma série de sessões de formação dos seus professores e do pessoal não docente sobre a Educação 5.0, conceito educativo com recurso a ferramentas digitais que assenta em cinco conceitos chave – tecnologia, espaço, pedagogia, emoção e envolvimento – e que instituição de ensino adotou no início deste ano letivo 2021-2022.

O aluno enquanto protagonista do seu processo de aprendizagem

Com a solução agora implementada o Colégio Alfacoop procura fomentar e promover metodologias ativas que incentivam o aluno a investigar, desenhar e construir soluções sobre os temas propostos pelo professor, em sala de aula, tornando-o protagonista do seu processo de aprendizagem, mediante experiências de aprendizagem práticas e motivadoras. Segundo João Pedro Borges, CEO da DreamShaper, que esteve no Colégio de Braga para apresentar esta ferramenta de aprendizagem online, ‘ao construir projetos, os alunos aprendem de forma autónoma e protagonista, mas com todo o suporte e orientação dos seus professores’. Através do uso desta inovadora plataforma, a DreamShaper ‘oferece vários tipos de projeto com desafios, atividades e conteúdos didáticos pré-definidos que ajudam a garantir que o aluno consegue avançar autonomamente no seu trabalho’.

Adequação de tecnologias a aprendizagens significativas para o aluno

O primeiro ciclo do Colégio Alfacoop têm estado a fortalecer-se do ponto de vista pedagógico e a ser acompanhados na implementação das suas práticas em contexto educativo. Marco Bento, consultor de educação do Colégio Alfacoop, apresentou aos docentes de todos os ciclos de ensino o trabalho que está a ser desenvolvido neste ciclo de ensino no Colégio.

O projeto Escola 5.0 é composto por uma integração digital combinada com utilização dos diversos espaços e layouts de aprendizagem, adicionando sempre o fundamental na relação professor / aluno, a emoção e o envolvimento na aprendizagem. “O Projeto Escola 5.0 do Colégio Alfacoop pressupõe três dimensões fundamentais neste processo de transformação pedagógica: a Pedagogia, a Tecnologia e o Espaço – as três dimensões estão em igualdade de circunstância quando se leciona”, afirmou Marco Bento. “Partimos do princípio que para qualquer tarefa de aprendizagem o professor tem um objetivo que deverá estar estreitamente ligado a algo de significativo para o aluno, mas que considere sempre a tecnologia que mais se apropria ao desenvolvimento dessa tarefa, bem como a definição e reorganização do espaço – layout, espaço físico ou virtual”.

Laboratórios Práticos demonstram uso de equipamento de aprendizagem interativo

A formação de pessoal docente e não docente do Colégio Alfacoop terminou com Laboratórios Práticos orientados pelas professoras do primeiro ciclo nas salas de aula deste ciclo de ensino equipadas com ecrãs interativos Promethean, aposta do Colégio Alfacoop para promover ambientes de aprendizagem interativos e envolventes.

“Sabemos hoje, que os alunos aprendem melhor quando controlam o seu processo de aprendizagem e também sabemos que não se ensina ao aluno o que um aluno pode aprender por si. O nosso Colégio está focado em preparar os nossos alunos para serem cidadãos ativos, responsáveis, solidários, empáticos e ávidos de conhecimento”, afirmou Sérgio Lino.

Evolução de projeto educativo acompanha crescimento do número de alunos

Com a evolução do projeto educativo do Colégio Alfacoop, hoje assente nos cinco pilares da Educação 5.0 – Tecnologia, Espaço, Pedagogia, Emoção, Envolvimento -, a instituição de ensino bracarense registou, nos últimos 3 anos letivos, um crescimento do seu número de alunos em cerca de 75% em 3 anos, revelou Sérgio Lino, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Ensino Alfacoop.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - comunidade

Imagens: Alfacoop

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Galheiro cumpre tradição e promete não engalhar Fradelos

PUB

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.