Limpeza definitiva dos terrenos da antigas Minas de Carvão aguarda visto prévio do Tribunal de Contas

Remoção total de resíduos perigosos das minas de São Pedro da Cova proposta pela CCDR-N

Remoção total de resíduos perigosos das minas de São Pedro da Cova proposta pela CCDR-N

Pub

 

 

A remoção de resíduos perigosos depositados nas escombreiras das antigas minas de carvão de São Pedro da Cova, em Gondomar vai ser efetuada logo que o Tribunal de Contas dê o seu visto prévio a um pedido de extensão dos trabalhos já efetuados no local pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Em vista está a conclusão definitiva da limpeza desta relevante área histórica e patrimonial do concelho, mais de cinquenta anos depois de encerradas as minas de carvão existentes no local.

Mais 17 mil toneladas de resíduos ferrosos contaminados ainda por extrair

Esta extensão de trabalhos de remoção de resíduos perigosos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, resulta da recente identificação de mais 17.000 toneladas de resíduos no local, situadas em depressões do terreno com área e profundidade apreciáveis ou relativas a vários maciços ferrosos (também contaminados), com densidade cerca de cinco vezes superior à densidade média da massa dos resíduos.

Prazo estimado de 4 meses para conclusão de remoção de resíduos perigosos após visto do Tribunal de Contas

No final de janeiro, estes trabalhos de remoção de resíduos perigosos complementares foram autorizados pelo Governo, representando um investimento adicional de dois milhões de euros, que será agora submetido a visto prévio do Tribunal de Contas. Após autorização do Tribunal de Contas será remontado todo o estaleiro de obras. A duração estimada para a conclusão dos trabalhos de remoção de resíduos perigosos depositados nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, é de quatro meses.

CCDR-N, GNR e Município de Gondomar envolvidos na vedação e vigilância dos terrenos

Até à retoma dos trabalhos de remoção dos resíduos perigosos no local, o que acontecerá imediatamente após o visto do Tribunal de Contas, a CCDR-N compromete-se a manter toda a área da intervenção devidamente vedada, assim como as vias de acesso e as infraestruturas de betão, para o que solicitou a colaboração do Município de Gondomar e da Guarda Nacional Republicana (GNR) na sensibilização da população e na melhor e mais frequente vigilância do espaço envolvente, até que estejam reunidas as condições de retoma plena dos trabalhos complementares previstos.

Retirados até agora mais de 275 mil toneladas de resíduos das minas de carvão de Gondomar

Até à data, foram removidos das antigas minas de São Pedro da Cova mais de 275 mil toneladas de resíduos perigosos, depositados no local há 20 anos, num investimento superior de 27 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental e por fundos comunitários. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é a entidade responsável pelos estudos de medição e caracterização dos resíduos perigosos depositados nas antigas minas.

limpeza ambiental - remoção de resíduos perigosos - minas de carvão - s. pedro da cova - gondomar - ccdr-n - gnr - município de gondomar - quase 300 mil toneladas de resíduos perigosos - terrenos - populações

limpeza ambiental - remoção de resíduos perigosos - minas de carvão - s. pedro da cova - gondomar - ccdr-n - gnr - município de gondomar - quase 300 mil toneladas de resíduos perigosos - terrenos - populações

limpeza ambiental - remoção de resíduos perigosos - minas de carvão - s. pedro da cova - gondomar - ccdr-n - gnr - município de gondomar - quase 300 mil toneladas de resíduos perigosos - terrenos - populações

Minas de S. Pedro da Cova, elemento de atração de populações

As Minas de Carvão de S. Pedro da Cova, em Gondomar, foram um elemento fundamental na vida de milhares de pessoas, ao longo de várias gerações. Desde o início do século XIX, esta unidade mineira constitui um complexo industrial do processo de industrialização que tem sido fator de atração de populações que se deslocavam do a gente do Douro Litoral, Minho e até do Alentejo, para a região em busca de trabalho. Nos tempos áureos, as minas chegaram a empregar mais de 1800 pessoas.

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Agostinho Gonçalves completa 101 anos de vida rodeado de familiares

Imagens: CCDR-N

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Lampreia & Ca. antecipa Março com Sabores do Mar em Esposende

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.