A preto e branco, mas também a cores, fotografias do nobelizado escritor português integram livro de e sobre o próprio ‘Os seus nomes’
José Saramago ‘regressa’ à edição com livro de palavras e imagens

Pub
A pré-apresentação do livro Saramago – Os seus nomes, um álbum biográfico que reúne mais de 500 imagens relativas ao nobelizado escritor português premiado, muitas delas inéditas, foi o motivo da segunda sessão das Conversas Correntes na 23ª edição do Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. O evento do popular Festival Literário que este ano regressou ao formato presencial, realizado esta quinta-feira, 24 de fevereiro, na Sala Principal do Cine-Teatro Garrett, contou com a presença dos escritores Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel e do editor Vasco David.
A voz de Saramago pelas suas palavras e imagens
Ricardo Viel explicou que 80% das palavras presentes nesta obra são da autoria do próprio José Saramago, incluindo alguns textos anteriormente desconhecidos, que permitiram que a “voz de Saramago falasse por si”. Grande parte das fotografias presentes foram igualmente tiradas por Saramago, com o objetivo de registar “o que já não é, o esplendor perdido” para um regresso a esse fulgor do passado, através da escrita.
Fotografias de Saramago, auxiliares de memória das suas histórias e dos sentidos do ser humano
Alejandro García Schnetzer sublinhou, por sua vez, o “grande desafio” que foi trabalhar nesta obra nos últimos dois anos e capturar o espírito deste vulto da Literatura nacional e internacional. O escritor argentino considera que a fotografia era um dos muitos recursos de Saramago, “que escrevia a partir das suas imagens, autênticos auxiliares de memória que inspiravam as suas histórias e captavam todos os sentidos do ser humano”.
Editora espera repercussão internacional para ‘Saramago – Os seus nomes’
Para o editor Vasco David, este projeto “de grande fôlego e pensado com muita ambição” tem ainda mais significado no ano do centenário do escritor galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Questionado sobre o alcance desta obra, o editor esclareceu que Saramago – Os seus nomes irá ter repercussão internacional, com edição um pouco por toda a Europa e na América Latina.
‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’, que retrata Portugal e o Mundo nos anos 30, encerrou apresentação
Da cor da fotografia ao preto e branco da grande tela, a noite do Cine-Teatro Garrett encerrou com a exibição da adaptação cinematográfica do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, em colaboração com o Cineclube Octopus. Escrito por José Saramago, em 1984, este romance foi adaptado ao cinema por João Botelho e retrata Portugal e o Mundo, a ditadura, o fascismo, o nazismo, o amor e a poesia.
O programa completo do 23.º Corrente d´Escritas pode ser acompanhado no portal ou nas redes sociais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Aí pode assistir-se à emissão em direto aos diversos eventos da edição deste ano, através do Facebook ou do Youtube.
Luísa Costa Gomes vence Prémio literário Casino da Póvoa 2022
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MPVZ
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Editada edição comemorativa da Viagem a Portugal de José Saramarago
Franqueira Adventure regressa a Barcelos nas Festas das Cruzes
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Sucessão de temas imortais e reconhecidas pelos fans puseram o público a cantar em Guimarães
Palma, ‘o Comendador’, e Ocenpsiea matam saudades dos velhos concertos no ‘Festival para Gente Sentada’

‘Agora digo que estou triste. Vivi intensamente a atmosfera opressiva, a longa espera por uma guerra que não haveria de chegar.’
‘O deserto dos Tártaros’: desassossego e encanto

No Museu de Olaria de Barcelos artesão de Galegos Santa Maria eterniza no barro algumas das últimas formas vivas do Minho tradicional
Manuel Macedo expõe ‘Mãos de barro, figuras de vida’

Atividades programadas para assinalar a iniciativa estendem-se pelo território concelhio
Património | ‘Artes, Património e Lazer’ assinalam Jornadas Europeias do Património em Guimarães
Comente este artigo
Only registered users can comment.