Conselho Executivo sugere ‘concentrar todos os esforços de planeamento e execução nas fases da prevenção (incluindo limpeza de matos e caminhos), preparação de pontos de água e forte dispositivo de vigilância e controlo de acesso a áreas sensíveis’

Liga dos Bombeiros alerta para riscos agravados de incêndio

Liga dos Bombeiros alerta para riscos agravados de incêndio

Pub

 

 

Há ‘urgência do reforço de meios necessários para fazer frente ao período tradicional de fogos florestais e rurais’, refere a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). A Liga manifestou esta semana a preocupação pelo número anómalo de incêndios florestais que já se verificaram desde o princípio do ano, antevendo que o período de seca que está a assolar o país poderá vir a ser causa de muitos e novos fogos e de bem maior gravidade ao longo de 2022, uma vez que tudo indica que 2022 vai ser um ano seco.

Segundo a LBP, assim sendo, ‘o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2022 deve refletir a situação e o aumento dos riscos associados’. A LBP considera ainda que, neste momento, ‘se deve concentrar todos os esforços de planeamento e posteriormente de execução nas fases da prevenção (incluindo limpeza de matos e caminhos), preparação de pontos de água e um forte dispositivo de vigilância e controlo de acesso a áreas sensíveis’.

DECIR deve refletir cuidados indispensáveis no que se refere aos incêndios florestais

Sobre o DECIR de 2022, a Liga dos Bombeiros Portugueses lembra que o tema já devia ter sido debatido e acordado entre todos os intervenientes e que a diretiva financeira associada e outras disposições anexas exigem ponderação cuidada e atempada e que a confederação só irá anuir depois da prévia discussão e os acertos que considere fundamental para o êxito da missão, a segurança dos bombeiros e a salvaguarda do seu impacto financeiro nas associações humanitárias.

A Liga mostra-se, por isso, disponível para participar na abordagem destas questões, tentando minimizar os problemas futuros que possam surgir. Assim, adverte, desde já, para os cuidados indispensáveis, no tocante à vigilância e à prevenção, no que se refere aos incêndios florestais. ‘Os bombeiros só atuam no combate quando tudo o que está para trás não se fez ou falhou e, por isso, entendem que cada um deve responder por aquilo que lhe diz respeito e de que é responsável’, refere o secretariado do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Restrições no uso da água das barragens devido à seca

JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - Lagoa - Atlantic Park - Decoração - Têxteis-lar - Casa - Habitação - Loja - Residência - Morada - conforto - bem-estar - JYSK - JYSK Portugal - Vila Nova de Famalicão - loja - estabelecimento comercial - atlantic park - decoração - têxteis-lar, colchões - roupa de cama - roupa de banho - mobiliário - conceito - 3.0 - hygge - bem-estar - conforto - tranquilidade - preço - desconto - reabertura - investimento - postos de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Primeira Liga e UEFA Champions League: as principais apostas desportivas dos fãs de futebol portugueses

Franqueira Adventure regressa a Barcelos nas Festas das Cruzes

Brinquedos sexuais podem ajudar a intimidade do casal

Imagem: LBP

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Semana Santa marca regresso de grandes eventos a Braga

Agostinho Gonçalves completa 101 anos de vida rodeado de familiares

Pub

Categorias: Segurança

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.