Pub
No final da semana passada, o Hotel Axis Vermar da Póvoa de Varzim recebeu 350 enfermeiros no Congresso Nacional de Estomaterapia. O relevante encontro profissional de enfermagem que acompanha a pessoa com ostomia (orifício criado cirurgicamente no corpo para facilitar a alimentação, respiração e/ou a eliminação) e a sua família, foi promovido pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE). Para o efeito contou com o apoio do Município da Póvoa de Varzim.
Atualmente, são já 5 mil os portugueses com idade superior a 100 anos, o que significa que precisamos, cada vez mais, de aumentar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. O investimento em especialidades como a estomaterapia, um cuidado de saúde essencial no apoio ao doente oncológico prestado no nosso Hospital desde 2007, é um exemplo disso mesmo. Nesse sentido, este Congresso Nacional de Estomaterapia, que contou com um programa recheado de conferências, mesas de partilha e workshops interativos, inovadores e desafiantes, onde convidados de referência apresentaram comunicações de interesse clínico e científico, representa um enorme apoio ao desenvolvimento dos profissionais envolvidos, uma vez que congressos como este permitem o debate, a partilha e análise de boas práticas e cuidados de saúde.
Enfermeiros merecedores de aplauso e reconhecimento
Aires Pereira, o presidente da Câmara, mostrou-se honrado por acolher este Congresso Nacional de Estomaterapia na Póvoa de Varzim. Segundo o autarca, este tipo de eventos merecem todo o apoio por parte da autarquia, aproveitando para assinalar “o apoio ao setor da saúde, mas também da defesa por melhores condições para os nossos médicos, enfermeiros e auxiliares”. Os enfermeiros são merecedores de “todos os nossos aplausos e reconhecimento”.
O Presidente da Câmara Municipal presidiu à sessão de abertura do evento, juntamente com a Presidente da APECE, Cláudia Rocha Silva, a Diretora de Enfermagem do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Maria Isabel Rocha, o Presidente da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, António Almeida Dias, e o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros, Luís Barreira.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0) MPVZ 1, 2, 3, 4) APECE
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.