Balanço positivo de visita de Erik Alsthröm a Braga e Terras de Bouro

Balanço positivo de visita de Erik Alsthröm a Braga e Terras de Bouro

Pub

 

Erik Ahlström, antigo atleta sueco fundador do plogging e embaixador da Salomon Running, esteve em Braga e Terras de Bouro, no decurso da sua viagem através da Europa em autocaravana destinada a sensibilizar os cidadãos – crianças e jovens, instituições e autarquias, em particular – para a prática desta atividade. O ativista que fundou o movimento Plogga na Suécia, em 2016, esteve nesta parte da região Norte do país a convite de Carlos Dobreira, o bracarense ativista Big Changer do Movimento Faz Pelo Planeta by Electrão. Esta quarta-feira, 16 de fevereiro, realizaram um balanço da sua presença nos concelhos.

Este balanço da visita do ativista Erik Ahlström realizada aos concelhos de Braga e Terras de Bouro entre os dias 2 e 8 de Fevereiro, na companhia de Carlos Dobreira, decorreu no Camping Braga, onde o ativista sueco esteve instalado com a sua autocaravana.

O plogger sueco fixou-se em Braga por estes dias como parte do seu percurso pelo nosso país a dinamizar eventos de plogging e a apresentar palestras sobre o tema, assim incentivando à prática desta forma de estar e revelando um novo propósito para as caminhadas e corridas que tantos de nós gostam de praticar. Basta levar luvas e um saco para transformar a nossa corrida ou caminhada e, aos poucos, ajudarmos a deixar mais limpa a nossa rua, a nossa freguesia, o nosso país. Na prática, contribuir para um mundo melhor.

Presença em Braga foi ‘um sucesso’

As iniciativas realizadas na Escola Secundária Alberto Sampaio – palestra, sessão de plogging e plantação de árvore – com as turmas 11°O e 12°L e os professores João Andrade, diretor do respetivo Agrupamento de Escolas, António Freitas, Benjamim Peixoto, Irene Paz , Joana Maia e Teresa Vilaça, assim como a visita, na presença de Manuel Duarte Silva, da Associação Ambiental e Cultural Katavus, às imediações da Igreja Paroquial de Palmeira e do Palácio D. Chica, obras com o cunho do Arquitecto Ernesto Korrodi, foram consideradas ‘um sucesso’, assinala Carlos Dobreira sobre a visita a Braga

carlos dobreira - erik alstrhöm - ativismo ambiental - plogging - balanço de visita a braga e terras de bouro - escola secundária carlos amarante - braga - alunos - jovens - crianças - olantação de árvore - joão andrade - ato simbólico - atividade

Plogga de Erik Alsthröm estabelece parceria com Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio

Deste contacto resultará o início de colaboração da estrutura Plogga de Erik Ahlström com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, mas também a sensibilização, por parte dos ativistas e da Associação Ambiental e Cultural Katavus, do Turismo de Portugal para a necessidade de criação de um roteiro Ernesto Korrodi na freguesia de Palmeira e a sensibilização do Município de Braga para a concretização do Centro Interpretativo da Água na antiga Estação Elevatória da Água.

Práticas alargadas de plogging em atividades e escolas do Município de Braga

No que se refere ao encontro que os ativistas mantiveram com Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, foi também assinalada a resposta positiva da autarquia à implementação da prática de plogging em todos os agrupamentos de escolas do concelho e nos eventos públicos promovidos pelo Município. Além disso, a autarquia comprometeu-se ainda a reforçar, a breve prazo, a criação de dispositivos com sacos e utensílios disponíveis para as pessoas que queiram praticar plogging na região.

Em Terras de Bouro urge política de educação ambiental

Já em relação à visita Terras de Bouro, onde os ativistas estiveram durante 2 dias, para que o sueco conhecesse a realidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do legado da romanização, desenvolveram-se contactos no sentido de realizar a análise da política ambiental regional e realizar uma sensibilização ambientalista junto do Município de Terras de Bouro.

“Estamos perante um concelho paradisíaco, onde é urgente uma política de educação ambiental destinada em particular aos que o visitam”, refere Carlos Dobreira, transmitindo uma mensagem de teor partilhado também pelo ativista sueco.

Despedida simbólica em Tenões

A visita de Erik Ahlström contou com a divulgação de vários grupos de plogging nas redes sociais, das embaixadas da Suécia, em Lisboa, e de Portugal, em Estocolmo, e a colaboração do Camping Braga e das professoras Fabíola Lopes e Liliana Pereira, bem como da imprensa regional.

A sessão de balanço desta visita de Erik Ahlström terminou com uma despedida simbólica no Pórtico do Bom Jesus, em Tenões. Aí foram oferecidos ao ativista um livro sobre Braga em língua inglesa e uma t-shirt Big Changer do Movimento Faz pelo Planeta by Electrão.

carlos dobreira - erik alstrhöm - ativismo ambiental - plogga - ecologia - plogging - balanço de visita a braga e terras de bouro - tenões - braga - escolas - autarquias - sensibilização

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: DE

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.