Assinalando o Dia Internacional da Língua Materna, companhia de Barcelos formaliza parceria para clube de teatro e avança com festival LÍNGUA

Teatro de Balugas e UNESCO colaboram na Salvaguarda de Línguas Minoritárias

Teatro de Balugas e UNESCO colaboram na Salvaguarda de Línguas Minoritárias

Pub

 

 

A companhia Teatro de Balugas, de Balugães, em Barcelos, e a Comissão Nacional da UNESCO estabeleceram uma parceria para a criação do Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias. O respetivo protocolo será assinado este domingo, 20 de fevereiro, pelas 16h00, no auditório da Junta de Freguesia. No âmbito das suas atividades, o novo Clube UNESCO de Barcelos irá lançar o Língua – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias. No dia seguinte comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com o objetivo de assinalar a importância de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o mundo.

O teatro como salvaguarda de um legado fundamental

Este Clube UNESCO para a Salvaguarda do Teatro em Línguas Minoritárias, que ora surge com as comemorações do Dia da Língua Materna, pretende desenvolver atividades artísticas e culturais tendo como ponto de partida a importância que o teatro, enquanto expressão oral, escrita e performativa, pode representar para a preservação e divulgação das línguas em extinção. Uma língua é um dos elementos mais significativos de uma cultura e um dos responsáveis pela continuação de uma identidade. Neste sentido, o Teatro é um meio privilegiado para a salvaguarda e continuidade destes legados fundamentais.

Teatro de Balugas prepara o LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias

A primeira ação cultural do novo Clube UNESCO realiza-se em junho, com a primeira edição do Língua – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias que terá lugar em Barcelos, no Theatro Gil Vicente, de 10 a 12 de junho. Trata-se de um certame dedicado às línguas da terra, onde o teatro comunitário e amador identitário de uma região ou de uma língua ou dialeto tenha palco.

O que perdemos quando morre uma língua? Esta é a pergunta que levou à criação deste festival: a importância do teatro como expressão de resiliência da mesma, porque quando morre uma língua, morre todo um legado outrora transmitido de geração em geração. Este Festival pretende não só ser uma mostra de Teatro, mas também um ponto de encontro multicultural para a discussão dos desafios e problemáticas que o teatro amador e comunitário apresenta neste contexto.

Teatro de Balugas apresenta ‘Raposos’ na final do CONTE

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

‘Há Jazz… no TDB’ oferece homenagem a Sammy Fain em Ponte de Lima

Imagem: TdB

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

‘Vale + Nascer Vilaverdense’ combate baixa natalidade em Vila Verde

Um livro fundamental: ‘Se isto é um homem’ de Primo Levi

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.