Câmara Municipal aumenta tarifário da água em 2,46% em 2022

PS Barcelos contra subida inesperada do preço da água no concelho

PS Barcelos contra subida inesperada do preço da água no concelho

Pub

 

 

A Concelhia do Partido Socialista (PS) de Barcelos manifestou, esta terça-feira, 1 de fevereiro, a mais profunda surpresa e indignação com o aumento do preço da água decidido pela respetiva Câmara Municipal em reunião decorrida hoje de manhã, sobretudo porque este aumento, decidido pelo Executivo Municipal, ‘contraria tudo aquilo que [a Coligação Barcelos Mais Futuro] prometeu em [recente] campanha” eleitoral para as autarquias.

Mais adianta ainda o PS que a “Coligação Barcelos Mais Futuro avança, estranhamente, para o aumento da água e saneamento aos Barcelenses, sem que para tal lhes dê qualquer explicação”.

Se dúvidas houvesse, o PS quer desfazê-las

O Partido Socialista efetua críticas cerradas. Lembra o acórdão do Tribunal Judicial da Comarca de Braga que confirmou que “o contrato de concessão da água e saneamento de Barcelos foi ruinoso para os barcelenses” e, afirma-se também. “concretizado de forma incompetente pelo executivo liderado pelo PSD”.

E lança a público algumas questões:

“O que estará por detrás deste aumento do tarifário sem que se conhecem quaisquer negociações com a concessionária?!

O porquê de tal secretismo?!

Onde está a propalada transparência na gestão da Câmara Municipal de Barcelos?!”

Apesar de agora se encontrar na Oposição à liderança municipal da equipa encabeçada por Mário Constantino, o atual presidente de Câmara, o Partido Socialista lembra que durante os 12 anos da sua gestão autárquica sempre se “recusou a aumentar o tarifário da água e saneamento, sem que estivessem acautelados todos os interesses dos Barcelenses”.

Considera, por isso, o PS, ser lamentável o facto de o atual executivo municipal – liderado pelo Partido Social Democrata e suportado pelo BTF e pelo CDS – tomar “como primeira medida, neste processo, o aumento do tarifário da água e saneamento, com prejuízo de todos os Barcelenses”, mais a mais porque esta medida é tomada ao arrepio ou “contrariando tudo aquilo que a Coligação Barcelos Mais Futuro foi defendendo e que serviu, aparentemente, para enganar os Barcelenses, ainda antes de resolver os erros por si mesmo causados no processo de concessão de água e saneamento”.

𝐂â𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐭𝐮𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐭𝐚𝐫𝐢𝐟á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 á𝐠𝐮𝐚 em 2,46% em 2022

Dando cumprimento à revisão de preços conforme o índice de inflação previsto para 2022, a Câmara Municipal de Barcelos aprovou na reunião de hoje a atualização do Tarifário dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais. O valor da atualização é de 2,46% para os serviços de água e saneamento, o que, afirma o executivo, mas alguns munícipes contestam, “representa um acréscimo de apenas 50 cêntimos por mês, no custo da fatura de uma família média que consuma mensalmente 10 m3 de água”. De acordo com o Município de Barcelos, “a proposta da empresa concessionária – Águas de Barcelos –  era que a atualização acumulasse os valores da inflação desde 2009, o que implicaria aumentos na ordem dos 25%, mas o Executivo Municipal entendeu apenas fazer a atualização do preço face à inflação prevista para o corrente anos”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: MBCL/PS/AdB

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Apoie também a sua VILA NOVA ao  visitar os nossos anunciantes. 

Gratos pela sua colaboração.

3 formas de economizar no uso do forno elétrico

Pub

Categorias: Água, Barcelos, Consumo, Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.