Oleiro Domingos Vasconcelos mostra o trabalho de uma vida dedicada a produzir cerâmica decorativa

Miniaturas de louça tradicional de Barcelos na Torre Medieval

Miniaturas de louça tradicional de Barcelos na Torre Medieval

Pub

 

 

A exposição “Louça Tradicional de Barcelos em Ponto Pequeno”, pela cerâmica de Domingos Duarte Coelho Vasconcelos, abre ao público esta sexta-feira, 21 de janeiro, pelas 17h00, na Torre Medieval de Barcelos, também conhecida por Torre de Cimo de Vila. A entrada é livre.

Esta mostra de miniaturas de louça tradicional pretende dar a conhecer o trabalho de um oleiro que dedicou toda a sua vida profissional à produção de louça de barro, assim como promover a divulgação e valorização da Olaria de Barcelos, atividade que faz parte da herança cultural do concelho.

Domingos Duarte Coelho Vasconcelos, um artesão de Galegos S. Martinho

As criações de Domingos Duarte Coelho Vasconcelos que irão ser mostradas nesta exposição são maioritariamente de louça tradicional, todavia, em ponto pequeno, tendo um cariz fundamentalmente decorativo. A cerâmica produz também louça decorativa em terracota, uma produção maioritariamente escoada pelo mercado nacional, principalmente pelos estabelecimentos de restauração, produtores e comerciantes de produtos locais alimentares, bem como organizações de eventos de cariz medieval e tradicional.

Natural da freguesia de Galegos S. Martinho, Domingos Duarte Coelho Vasconcelos decidiu, aos 24 anos, seguir os passos dos pais e constituiu a sua própria empresa, na qual viria produzir o mesmo tipo de artigo, ou seja, louça regional em miniatura, um produto que tinha e continua a ter muita aceitação pelo mercado.

45 anos de dedicação à Olaria mostram-se na Torre Medieval de Barcelos

Esta empresa, cujo nome comercial é o do proprietário, labora há cerca de 45 anos, sendo Domingos Vasconcelos o único funcionário da mesma. No entanto, a esposa, apesar de ter outra profissão, sempre que necessário dava-lhe uma ajuda, fundamentalmente na tarefa da pintura das peças.

Hoje, o oleiro Domingos Duarte Coelho Vasconcelos encontra-se reformado, mas continua a produzir, não apenas como forma de passar o tempo, mas acima de tudo porque em termos financeiros a vida assim o exige.

Visitar a exposição ‘Louça Tradicional de Barcelos em Ponto Pequeno’

A exposição “Louça Tradicional de Barcelos em Ponto Pequeno”, pela cerâmica de Domingos Duarte Coelho Vasconcelos, está patente até 6 de março, na Torre Medieval de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.

Olaria de Barcelos certificada e distinguida em Portugal e na União Europeia

Assinale-se que a Olaria de Barcelos se encontra integrada no quadro do Registo Nacional de Produções Certificadas. Para lá disso, em 2021, a Olaria de Barcelos foi distinguida com o registo de marca da União Europeia, atribuído pelo EUIPO – Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia.

herança cultural - olaria - cerâmica - artesanato - domingos vasconcelos - domingos duarte - coelho vasconcelos - exposição - torre medieval - barcelos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - jornal diário digital generalista de âmbito regional

‘Artesanato: Arte do Junco’ forma artesãos em Esposende

‘Cerâmica de Portugal’ valoriza artesanato através da comunicação digital

Imagem: MBCL

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Poderá ainda visitar os nossos anunciantes.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

TRANSDEV substitui ARRIVA em Barcelos e Famalicão

‘Olaria do Norte de Portugal’ no Museu de Olaria de Barcelos

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Artesanato, Barcelos

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.